Aula sobre Forma Imperativa
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A forma imperativa é uma das formas verbais mais utilizadas na nossa língua. Ela é utilizada para dar ordens, fazer pedidos, dar conselhos, entre outras funções. É importante que os alunos compreendam como ela funciona e quando deve ser utilizada. Para isso, nesta atividade, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo, no qual irão analisar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo. Eles irão identificar problemas, gerar alternativas e soluções, tudo isso em grupo.
Etapa 1 - Contextualização
A forma imperativa é uma das formas verbais mais utilizadas na nossa língua. Ela é utilizada para dar ordens, fazer pedidos, dar conselhos, entre outras funções. É importante que os alunos compreendam como ela funciona e quando deve ser utilizada. Para isso, nesta atividade, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo, no qual irão analisar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo. Eles irão identificar problemas, gerar alternativas e soluções, tudo isso em grupo.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e explique o que é a forma imperativa, suas funções e como ela é utilizada. Em seguida, apresente a metodologia ativa Cultura Maker e explicar como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.Etapa 4 - Problema
Cada grupo irá escolher um problema relacionado ao uso da forma imperativa. Por exemplo, um problema pode ser: "Como dar ordens de forma clara e objetiva?" Os alunos irão discutir em grupo e anotar as ideias no diário de bordo.Etapa 5 - Geração de Alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Por exemplo, uma alternativa pode ser: "Utilizar verbos no modo imperativo para dar ordens de forma clara." Os alunos irão discutir em grupo e anotar as ideias no diário de bordo.Etapa 6 - Solução
Cada grupo irá escolher uma solução para o problema escolhido e irá apresentar para a turma. Por exemplo, uma solução pode ser: "Criar um manual de uso da forma imperativa para dar ordens de forma clara e objetiva." Os alunos irão discutir em grupo e anotar as ideias no diário de bordo.Etapa 7 - Análise da forma imperativa
Os alunos irão analisar a forma imperativa em frases e identificar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 8 - Fechamento
Faça um fechamento da atividade, reforçando o que foi aprendido pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
- Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na elaboração do diário de bordo.
- Identificação correta da função e das flexões dos verbos no modo imperativo.
- Criatividade na geração de alternativas e soluções para os problemas escolhidos.
- Clareza na apresentação das soluções escolhidas pelos grupos.
- Colaboração e respeito mútuo entre os membros dos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na elaboração do diário de bordo.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer o fechamento da atividade.
Ações do aluno
- Escolher um problema relacionado ao uso da forma imperativa.
- Gerar alternativas e soluções para o problema escolhido.
- Identificar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo.
- Colaborar com os membros do grupo na elaboração do diário de bordo.
- Apresentar as soluções escolhidas pelo grupo para a turma.