Aula sobre Forma Imperativa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A forma imperativa é uma das formas verbais mais utilizadas no dia a dia, pois é através dela que damos ordens, fazemos pedidos e expressamos desejos. É importante que os alunos compreendam o uso e a estrutura da forma imperativa para poderem se comunicar de forma clara e efetiva. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é que os alunos possam analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A forma imperativa é uma das formas verbais mais utilizadas no dia a dia, pois é através dela que damos ordens, fazemos pedidos e expressamos desejos. É importante que os alunos compreendam o uso e a estrutura da forma imperativa para poderem se comunicar de forma clara e efetiva. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é que os alunos possam analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Forma Imperativa" e explique a sua importância na comunicação. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique a função de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos para criar um modelo de juri.

  4. Etapa 4 - Preparação dos grupos

    Cada grupo terá um tempo para se preparar e pesquisar sobre o tema. O grupo defensor irá defender a importância da forma imperativa na comunicação, enquanto o grupo opositor irá argumentar contra. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos dois grupos e o grupo de observadores irá registrar as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater sobre a importância da forma imperativa. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os pontos principais apresentados durante o debate e reforçar a importância da forma imperativa na comunicação.

  7. Etapa 7 - Atividade extraclasse

    Os alunos serão convidados a utilizar a forma imperativa em situações cotidianas e registrar em um diário as experiências vivenciadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Habilidade dos alunos em utilizar a forma imperativa em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na divisão dos grupos e na preparação para o debate.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e se preparar para a apresentação dos argumentos.
  • Utilizar a forma imperativa em situações cotidianas e registrar as experiências vivenciadas.