Aula sobre Forma Imperativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A forma imperativa é uma das formas do modo imperativo dos verbos, utilizado para dar ordens, fazer pedidos, dar conselhos, entre outras situações. É muito comum em nosso cotidiano, seja em casa, na escola, no trabalho ou em qualquer outra situação em que precisamos pedir ou dar uma ordem. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam desenvolver a habilidade de analisar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo, tanto afirmativo quanto negativo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A forma imperativa é uma das formas do modo imperativo dos verbos, utilizado para dar ordens, fazer pedidos, dar conselhos, entre outras situações. É muito comum em nosso cotidiano, seja em casa, na escola, no trabalho ou em qualquer outra situação em que precisamos pedir ou dar uma ordem. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam desenvolver a habilidade de analisar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo, tanto afirmativo quanto negativo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando o que é a forma imperativa e como ela é utilizada na língua portuguesa. Serão apresentados exemplos de frases no modo imperativo e suas funções. Peça também que os alunos falem sobre situações em que já ouviram ou utilizaram a forma imperativa.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Análise de frases no modo imperativo afirmativo

    Nesta estação, os alunos receberão um conjunto de frases no modo imperativo afirmativo para analisar e identificar a função e as flexões dos verbos. Utilize cartões com as frases ou projetá-las em um quadro. Os alunos trabalharão em duplas ou trios para realizar a atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise de frases no modo imperativo negativo

    Nesta estação, os alunos receberão um conjunto de frases no modo imperativo negativo para analisar e identificar a função e as flexões dos verbos. Utilize cartões com as frases ou projetá-las em um quadro. Os alunos trabalharão em duplas ou trios para realizar a atividade.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação de frases no modo imperativo

    Nesta estação, os alunos serão desafiados a criar frases no modo imperativo, tanto afirmativo quanto negativo, utilizando verbos diferentes. Forneça um tema para as frases, como, por exemplo, "regras de convivência em sala". Os alunos trabalharão em duplas ou trios para realizar a atividade.

  6. Etapa 6 - Socialização das atividades

    Ao final das estações, os alunos retornarão e farão a socialização das atividades desenvolvidas em cada estação. Peça que um representante de cada grupo apresente as análises e frases criadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre o aprendizado

    Encerre a atividade pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a função e as flexões dos verbos no modo imperativo.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases no modo imperativo.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a realização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da função e das flexões dos verbos no modo imperativo.
  • Criação de frases no modo imperativo com correção gramatical.
  • Participação ativa e colaborativa durante as atividades.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e as atividades propostas.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar corretamente as frases no modo imperativo.
  • Criar frases no modo imperativo com correção gramatical.
  • Participar ativamente e colaborativamente das atividades propostas.