Aula sobre Formacao De Palavras Composicao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os processos de formação de palavras são elementos fundamentais para a compreensão e domínio da língua portuguesa. Nesta aula, o tema será focado na formação de palavras por composição, que ocorre pela união de dois ou mais radicais. Essa formação pode ser realizada por aglutinação ou justaposição, e o uso correto do hífen também é essencial para a correta escrita das palavras compostas. Para contextualizar o tema, os estudantes podem ser convidados a pensar em exemplos de palavras compostas que já tenham visto ou utilizado no seu cotidiano, como "livro de histórias", "casa de campo", "guarda-chuva", entre outros. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será aplicada, de modo que os próprios alunos avaliarão a performance do grupo, utilizando um template com critérios pré-estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente aos estudantes o tema que será abordado na aula, contextualizando-o e explicando seus objetivos. Será incentivada a participação dos alunos, através de perguntas e exposição de exemplos.

  2. Etapa 2 - Revisão dos conceitos (20 minutos)

    Revisite os conceitos de aglutinação e justaposição, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique o uso correto do hífen em palavras compostas, com a apresentação de regras básicas.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo (30 minutos)

    Os estudantes serão divididos em grupos e terão 30 minutos para realizarem exercícios relacionados ao tema, com a sua orientação. Serão fornecidos materiais de apoio, como dicionários e listas de palavras compostas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Avaliação por Pares (20 minutos)

    Explique aos alunos a metodologia Aprendizagem Entre Pares e, em seguida, eles serão orientados a criar um template de avaliação por pares, com os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Compartilhe um modelo para que os estudantes possam se inspirar.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos grupos (30 minutos)

    Cada grupo apresentará o seu trabalho e será avaliado pelos demais grupos, utilizando o template criado na etapa anterior. Oriente os estudantes durante a avaliação, garantindo que todos os grupos recebam um feedback construtivo.

  6. Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma breve reflexão sobre a aula, destacando os pontos positivos e os que precisam ser aprimorados. Será incentivada a participação dos alunos, através de perguntas e exposição de exemplos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição, apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Estimular a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e feedback entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentação do tema e contextualização
  • Revisão dos conceitos
  • Orientação dos grupos no desenvolvimento dos exercícios
  • Explicação da metodologia Aprendizagem Entre Pares
  • Orientação dos alunos na criação do template de avaliação por pares

Ações do aluno

  • Participação ativa na construção do conhecimento
  • Trabalho em grupo na realização dos exercícios
  • Criação do template de avaliação por pares
  • Avaliação dos demais grupos, utilizando o template criado
  • Participação na reflexão final sobre a aula.