Aula sobre Formacao De Palavras Composicao
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os processos de formação de palavras são elementos fundamentais para a compreensão e domínio da língua portuguesa. Nesta aula, o tema será focado na formação de palavras por composição, que ocorre pela união de dois ou mais radicais. Essa formação pode ser realizada por aglutinação ou justaposição, e o uso correto do hífen também é essencial para a correta escrita das palavras compostas. Para contextualizar o tema, os estudantes podem ser convidados a pensar em exemplos de palavras compostas que já tenham visto ou utilizado no seu cotidiano, como "livro de histórias", "casa de campo", "guarda-chuva", entre outros. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será aplicada, de modo que os próprios alunos avaliarão a performance do grupo, utilizando um template com critérios pré-estabelecidos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente aos estudantes o tema que será abordado na aula, contextualizando-o e explicando seus objetivos. Será incentivada a participação dos alunos, através de perguntas e exposição de exemplos.Etapa 2 - Revisão dos conceitos (20 minutos)
Revisite os conceitos de aglutinação e justaposição, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique o uso correto do hífen em palavras compostas, com a apresentação de regras básicas.Etapa 3 - Exercícios em grupo (30 minutos)
Os estudantes serão divididos em grupos e terão 30 minutos para realizarem exercícios relacionados ao tema, com a sua orientação. Serão fornecidos materiais de apoio, como dicionários e listas de palavras compostas.Etapa 4 - Criação do template de Avaliação por Pares (20 minutos)
Explique aos alunos a metodologia Aprendizagem Entre Pares e, em seguida, eles serão orientados a criar um template de avaliação por pares, com os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Compartilhe um modelo para que os estudantes possam se inspirar.Etapa 5 - Avaliação dos grupos (30 minutos)
Cada grupo apresentará o seu trabalho e será avaliado pelos demais grupos, utilizando o template criado na etapa anterior. Oriente os estudantes durante a avaliação, garantindo que todos os grupos recebam um feedback construtivo.Etapa 6 - Encerramento (10 minutos)
Faça uma breve reflexão sobre a aula, destacando os pontos positivos e os que precisam ser aprimorados. Será incentivada a participação dos alunos, através de perguntas e exposição de exemplos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição, apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
- Estimular a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de avaliação e feedback entre os estudantes.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentação do tema e contextualização
- Revisão dos conceitos
- Orientação dos grupos no desenvolvimento dos exercícios
- Explicação da metodologia Aprendizagem Entre Pares
- Orientação dos alunos na criação do template de avaliação por pares
Ações do aluno
- Participação ativa na construção do conhecimento
- Trabalho em grupo na realização dos exercícios
- Criação do template de avaliação por pares
- Avaliação dos demais grupos, utilizando o template criado
- Participação na reflexão final sobre a aula.