Aula sobre Formacao De Palavras Composicao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A formação de palavras por composição é um tema extremamente importante no estudo da língua portuguesa. Isso porque, muitas vezes, as palavras que usamos no nosso dia a dia são formadas por duas ou mais palavras menores, que juntas, passam a ter um novo significado. Por exemplo: guarda-chuva, beija-flor, couve-flor, etc.

Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para trabalhar a formação de palavras por composição. Os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas e, em cada etapa, irão desenvolver um aspecto diferente do tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição, apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.


  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de formação de palavras por composição e explique as diferenças entre aglutinação e justaposição. Em seguida, compartilhe alguns exemplos de palavras compostas e peça aos alunos que identifiquem se elas foram formadas por aglutinação ou justaposição.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Nesta etapa, os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, desenhando e escrevendo as principais informações que aprenderam na primeira etapa. Oriente-os sobre como organizar as informações de forma clara e objetiva.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Na terceira etapa, os alunos irão trabalhar em grupos para escolher um exemplo de palavra composta para analisar. Cada grupo deverá discutir sobre a formação da palavra, se foi por aglutinação ou justaposição, e se há o uso do hífen. Em seguida, cada grupo apresentará seu exemplo para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Nesta etapa, os alunos irão criar uma história em quadrinhos sobre a palavra composta que escolheram na etapa anterior. Nela, eles deverão apresentar o significado da palavra composta, como ela foi formada e exemplos de uso.

  5. Etapa 5 - Testar

    Na última etapa, os alunos irão apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma. Faça uma avaliação geral da atividade, destacando os pontos positivos e os que precisam ser melhorados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise de processos de formação de palavras por composição.
  • Apropriar-se das regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Trabalhar a criatividade e a capacidade de organização dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da formação das palavras compostas.
  • Utilização correta das regras do uso do hífen.
  • Organização e clareza na criação do mapa mental e da história em quadrinhos.
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva dos trabalhos.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos e exemplos do tema.
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa mental e da história em quadrinhos.
  • Fazer avaliação geral da atividade.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar a formação correta das palavras compostas.
  • Criar um mapa mental com as informações aprendidas.
  • Trabalhar em grupo para escolher um exemplo de palavra composta para analisar.
  • Criar uma história em quadrinhos sobre a palavra composta escolhida.
  • Apresentar a história em quadrinhos para a turma.