Aula sobre Formacao De Palavras Composicao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A formação de palavras por composição é um tema presente em nosso cotidiano, visto que muitas palavras que usamos diariamente são formadas por essa técnica. Por exemplo, a palavra "guarda-chuva" é formada pela junção de duas palavras: "guarda" e "chuva". Nesta aula, os alunos irão analisar os processos de formação de palavras por composição, apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. Isso é importante, pois a comunicação escrita requer o conhecimento dessas regras para que a escrita seja clara e coerente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos participarão ativamente de sua própria aprendizagem, criando um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Professor, no Ensino Híbrido, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de buscar informações de forma autônoma e fora da escola. Portanto, proponha que realizem uma pesquisa sobreo conceito de formação de palavras por composição, anotando seus conhecimentos para levarem para a sala de aula. No dia da aula, proponha uma roda de conversa para que a turma possa compartilhar o que encontrou e um jogo para verificar as aprendizagens.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente alguns exemplos de palavras compostas, explicando como elas são formadas e as regras básicas de uso do hífen. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade em Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de palavras para analisar. Eles deverão identificar as palavras compostas, explicar como elas foram formadas e aplicar as regras de uso do hífen. Em seguida, cada grupo apresentará suas análises para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir as análises feitas pelos grupos e tirar dúvidas sobre as regras de uso do hífen.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos receberão uma lista de palavras para criar novas palavras compostas que atendam às regras de uso do hífen. Eles deverão apresentar suas criações para a turma e justificar suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e registrarão suas conclusões em seus templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição.
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
  • Aprender a aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das palavras compostas e das regras de uso do hífen.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Apresentação clara e coerente das análises e criações de palavras compostas.
  • Reflexão pessoal e conclusões sobre o que foi aprendido.
  • Aplicação correta do conhecimento adquirido em situações reais.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a aula.
  • Explicar as regras de uso do hífen e fornecer exemplos.
  • Estar disponível para ajudar e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem.
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente as palavras compostas e as regras de uso do hífen.
  • Criar novas palavras compostas que atendam às regras de uso do hífen.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e registrar suas conclusões.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.