Aula sobre Formacao De Palavras Composicao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, vamos trabalhar a formação de palavras por composição, ou seja, como juntamos duas ou mais palavras para formar uma nova palavra. Este é um tema muito importante para o estudo da língua portuguesa, pois nos ajuda a entender como a nossa língua é construída e como podemos criar novas palavras de forma correta. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos vão criar atividades relacionadas ao tema em grupos diferentes, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Inicie a aula explicando o que é formação de palavras por composição, utilizando exemplos práticos e didáticos para ilustrar o conceito. É importante que os alunos compreendam a diferença entre aglutinação e justaposição e como isso influencia o uso do hífen em palavras compostas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos (5 minutos)
Organize a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 3 - Rotação por estações (40 minutos)
Cada grupo deve criar uma atividade relacionada ao tema e apresentar aos outros grupos. As atividades podem incluir jogos, dinâmicas, exercícios, desafios, entre outros. O objetivo é que os alunos aprendam de forma lúdica e interativa, enquanto colaboram com seus colegas.Etapa 4 - Discussão em grupo (10 minutos)
Após a apresentação de todas as atividades, os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em seu cotidiano.Etapa 5 - Avaliação (15 minutos)
Aplique uma avaliação sobre o tema, utilizando questões objetivas e/ou dissertativas para verificar o nível de compreensão dos alunos.Etapa 6 - Feedback (5 minutos)
Ofereça feedback sobre o desempenho dos alunos, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria.Etapa 7 - Encerramento (5 minutos)
Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuar estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a colaboração e o aprendizado mútuo entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição;
- Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de formação de palavras por composição;
- Identificação correta dos processos de aglutinação e justaposição;
- Utilização correta das regras do uso do hífen em palavras compostas;
- Participação nas atividades desenvolvidas em grupo;
- Desempenho na avaliação aplicada pelo professor.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática;
- Orientar os alunos na criação das atividades relacionadas ao tema;
- Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos;
- Aplicar uma avaliação para verificar o nível de compreensão dos alunos;
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades desenvolvidas em grupo;
- Colaborar com seus colegas para a criação das atividades relacionadas ao tema;
- Demonstrar compreensão do conceito de formação de palavras por composição;
- Identificar corretamente os processos de aglutinação e justaposição;
- Utilizar corretamente as regras do uso do hífen em palavras compostas.