Aula sobre Formacao De Palavras Composicao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar a formação de palavras por composição, ou seja, como juntamos duas ou mais palavras para formar uma nova palavra. Este é um tema muito importante para o estudo da língua portuguesa, pois nos ajuda a entender como a nossa língua é construída e como podemos criar novas palavras de forma correta. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos vão criar atividades relacionadas ao tema em grupos diferentes, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Inicie a aula explicando o que é formação de palavras por composição, utilizando exemplos práticos e didáticos para ilustrar o conceito. É importante que os alunos compreendam a diferença entre aglutinação e justaposição e como isso influencia o uso do hífen em palavras compostas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos (5 minutos)

    Organize a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações (40 minutos)

    Cada grupo deve criar uma atividade relacionada ao tema e apresentar aos outros grupos. As atividades podem incluir jogos, dinâmicas, exercícios, desafios, entre outros. O objetivo é que os alunos aprendam de forma lúdica e interativa, enquanto colaboram com seus colegas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (10 minutos)

    Após a apresentação de todas as atividades, os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em seu cotidiano.

  5. Etapa 5 - Avaliação (15 minutos)

    Aplique uma avaliação sobre o tema, utilizando questões objetivas e/ou dissertativas para verificar o nível de compreensão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Feedback (5 minutos)

    Ofereça feedback sobre o desempenho dos alunos, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria.

  7. Etapa 7 - Encerramento (5 minutos)

    Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuar estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a colaboração e o aprendizado mútuo entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição;
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de formação de palavras por composição;
  • Identificação correta dos processos de aglutinação e justaposição;
  • Utilização correta das regras do uso do hífen em palavras compostas;
  • Participação nas atividades desenvolvidas em grupo;
  • Desempenho na avaliação aplicada pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática;
  • Orientar os alunos na criação das atividades relacionadas ao tema;
  • Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos;
  • Aplicar uma avaliação para verificar o nível de compreensão dos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades desenvolvidas em grupo;
  • Colaborar com seus colegas para a criação das atividades relacionadas ao tema;
  • Demonstrar compreensão do conceito de formação de palavras por composição;
  • Identificar corretamente os processos de aglutinação e justaposição;
  • Utilizar corretamente as regras do uso do hífen em palavras compostas.