Aula sobre Formacao De Palavras Composicao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A formação de palavras por composição é um tema muito importante no estudo da língua portuguesa, pois é a partir dessas regras que nós conseguimos criar novas palavras. A metodologia que utilizaremos será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos farão um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias, visando aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos do cotidiano dos alunos, como o uso de palavras compostas em placas de trânsito, nomes de lojas e marcas, e até mesmo em músicas e filmes.
Etapa 1 - Atividade de pré-aula
Compartilhe previamente um material de apoio sobre o tema, como um vídeo explicativo ou um texto com exemplos práticos de palavras compostas, com os estudantes e oriente-os a realizarem anotações sobre os principais pontos.Etapa 2 - Ideias centrais
Em sala de aula, os alunos deverão criar em grupo uma ideia central sobre o tema, que será a base do mapa conceitual. Oriente-os a escolher um conceito claro e objetivo, como "formação de palavras por composição".Etapa 3 - Sub-ideias de nível 1
Cada grupo deverá criar 4 sub-ideias de nível 1, que serão ramificações da ideia central. Por exemplo, "aglutinação" e "justaposição" podem ser duas sub-ideias.Etapa 4 - Sub-ideias de nível 2
Cada sub-ideia de nível 1 deverá ser ramificada em mais 2 sub-ideias de nível 2. Por exemplo, em "aglutinação", podemos ter "hífen obrigatório" e "hífen opcional".Etapa 5 - Criação do mapa conceitual
Com todas as sub-ideias definidas, os alunos deverão criar o mapa conceitual, utilizando ferramentas digitais ou papel e caneta.Etapa 6 - Apresentação dos mapas
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias de forma clara e objetiva.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais e tirar dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a comunicação oral dos alunos durante as apresentações.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual e clareza das ideias centrais e sub-ideias.
- Participação ativa dos alunos na criação e apresentação dos mapas.
- Capacidade de análise e síntese dos alunos ao discutirem sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
- Tirar dúvidas e direcionar a discussão para os objetivos da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
- Colaborar e se comunicar com os colegas durante as atividades em grupo.
- Tirar dúvidas e discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas apresentados.