Formação de palavras: derivação

Essa aula de Português é sobre um dos processos de formação de palavras: a derivação. Acompanhe o vídeo e vem aprender!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais palavras são formadas por derivação parassintética?

    A) Desalmado e enriquecer.

    B) Deslealdade e infelizmente.

    C) Desalmado e deslealdade.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O objetivo desta aula é ensinar os alunos a formar novas palavras a partir de outras já existentes, utilizando prefixos e sufixos. Essa formação de termos por derivação é relevante para o entendimento da língua portuguesa e para a ampliação do vocabulário. Para tornar o aprendizado mais interessante e envolvente, o professor utilizará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão mais autonomia e serão estimulados a pensar e criar.

    Exemplo: Os prefixos e sufixos são muito comuns em nosso cotidiano, como no caso da palavra "pré-história", em que o prefixo "pré" indica um período anterior à história registrada. Outro exemplo é a palavra "amoroso", em que o sufixo "oso" indica uma característica de amor.

    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O objetivo desta aula é estimular os alunos ao entendimento da formação de palavras por derivação, por meio de prefixos e sufixos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para tornar o aprendizado mais envolvente e didático, permitindo que os alunos criem um template com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O objetivo desta aula é ensinar os alunos a formar vocábulos derivados com base em palavras primitivas, ou seja, já existentes, utilizando os prefixos e sufixos mais produtivos da língua portuguesa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, em que os estudantes devem criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O objetivo desta aula é tornar os alunos capazes de formar palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português, já que essa prática é importante para o vocabulário da língua portuguesa. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os estudantes serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Exemplo prático: Para exemplificar, podemos citar a palavra "amor". A partir dela é possível criar outras palavras, como "amoroso", "amorável", "amorista", entre outras.

    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O objetivo desta aula é estimular os alunos a refletirem sobre a formação de palavras por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá que eles desenvolvam habilidades como argumentação, pesquisa e análise crítica.A derivação é uma das formas mais comuns de formação de vocábulos e envolve o uso de prefixos e sufixos para modificar o sentido das palavras primitivas. Esse processo é bastante comum no cotidiano dos estudantes, que podem encontrar palavras derivadas na leitura de jornais, revistas, livros, na internet, entre outros. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    O objetivo desta aula é explorar a derivação, que é a formação de palavras a partir da adição de prefixos e sufixos. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o Consumidor Final e justificar por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: