Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O objetivo desta aula é estimular os alunos ao entendimento da formação de palavras por derivação, por meio de prefixos e sufixos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para tornar o aprendizado mais envolvente e didático, permitindo que os alunos criem um template com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de derivação e explique como ela funciona na formação de palavras, de acordo com as regras da língua portuguesa. Solicite aos estudantes que pesquisem exemplos de vocábulos derivados em meios de comunicação, como jornais, revistas, livros e internet.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma lista de palavras primitivas e seus respectivos prefixos e sufixos mais produtivos. O objetivo é que eles desenvolvam uma base sólida para a criação de termos derivados.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar sua lista de palavras primitivas e prefixos e sufixos mais comuns. Em seguida, a turma irá debater quais são os mais eficazes e como eles podem ser combinados para formar novos vocábulos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma lista de palavras derivadas usando os prefixos e sufixos mais produtivos. Eles deverão apresentar suas palavras ao grupo e explicar como chegaram a essa combinação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar suas palavras em frases e textos, verificando se elas fazem sentido e se foram criadas de acordo com as regras da língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de formação de palavras por derivação.
  • Incentivar a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Trabalhar em grupo para promover a colaboração e a troca de ideias.
  • Desenvolver a compreensão da língua portuguesa e sua aplicação no cotidiano.
  • Utilizar metodologias ativas para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Criatividade na criação de palavras derivadas.
  • Utilização correta dos prefixos e sufixos.
  • Pertinência das palavras criadas em relação ao tema abordado.
  • Utilização correta da língua portuguesa nas frases e textos criados.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de derivação e explicar como ela funciona.
  • Orientar os alunos na pesquisa de exemplos de palavras derivadas.
  • Conduzir as discussões em grupo e mediar as apresentações e debates.
  • Fornecer feedbacks para os alunos durante a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de palavras derivadas em seu cotidiano.
  • Trabalhar em grupo para criar uma lista de palavras primitivas e prefixos e sufixos mais produtivos e comuns.
  • Criar uma lista de palavras derivadas usando os prefixos e sufixos mais produtivos.
  • Apresentar suas palavras ao grupo e explicar como chegaram a essa combinação.
  • Testar suas palavras em frases e textos, verificando se elas fazem sentido e se foram criadas de acordo com as regras da língua portuguesa.