Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O objetivo desta aula é ensinar os alunos a formar vocábulos derivados com base em palavras primitivas, ou seja, já existentes, utilizando os prefixos e sufixos mais produtivos da língua portuguesa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, em que os estudantes devem criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Apresente aos alunos o tema, explique o que é derivação e como ela ocorre na língua portuguesa. Ele pode utilizar exemplos práticos, como palavras derivadas de "amigo" (amizade, amigável etc.) e "jornal" (jornalista, jornaleiro etc.).Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)
Os alunos devem criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem preencher esses campos pensando em como a formação de palavras pode influenciar seu cotidiano e a sociedade em geral. O professor pode mostrar exemplos de mapas de empatia, para facilitar o entendimento dos estudantes.Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo as informações obtidas no mapa de empatia. O professor deve orientar a discussão de forma que os alunos percebam como a derivação pode ser útil em diferentes situações.Etapa 4 - Exercícios de fixação (30 minutos)
O professor deve distribuir exercícios para que os alunos pratiquem a formação de palavras derivadas com base em primitivas. Os exercícios devem incluir diferentes prefixos e sufixos, para que os alunos possam compreender melhor como esses elementos influenciam na formação de vocábulos.Etapa 5 - Apresentação dos resultados (20 minutos)
Os alunos apresentarão os resultados dos exercícios em sala de aula. O professor pode pedir para que alguns deles expliquem como formaram determinada palavra derivada, para que todos possam compreender melhor o processo de derivação.Etapa 6 - Reflexão sobre a aula (10 minutos)
O professor conduz uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam, o que acharam da metodologia utilizada e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
O professor pode enviar uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem a formação de palavras derivadas com base em palavras primitivas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em formar palavras derivadas com base em palavras primitivas.
- Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para estimular a criatividade e a reflexão dos alunos.
- Promover a compreensão da língua portuguesa, ampliando o vocabulário dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de formar palavras derivadas com base em palavras primitivas.
- Participação ativa na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Realização dos exercícios de fixação de forma correta e eficiente.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados dos exercícios.
- Participação ativa na reflexão sobre a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar a criação do mapa de empatia e a discussão em grupo.
- Distribuir exercícios de fixação e auxiliar os alunos em casos de dúvidas.
- Conduzir a apresentação dos resultados dos exercícios.
- Realizar uma reflexão sobre a aula com os alunos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia de forma criativa e eficiente.
- Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando ideias e opiniões.
- Realizar os exercícios de fixação de forma correta e eficiente.
- Apresentar os resultados dos exercícios de forma clara e objetiva.
- Refletir sobre a aula e como podem aplicar o conhecimento adquirido em seu cotidiano.