Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O objetivo desta aula é explorar a derivação, que é a formação de palavras a partir da adição de prefixos e sufixos. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o Consumidor Final e justificar por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (10 minutos)

    Apresente aos alunos o conceito de derivação e explique como ela é realizada por meio da adição de prefixos e sufixos em palavras já existentes. Em seguida, mostre exemplos práticos de vocábulos formados por derivação e como eles são utilizados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do mapa de registro (20 minutos)

    Os alunos devem ser divididos em grupos e precisam receber a tarefa de criar um mapa de registro, para um jogo sobre derivação, contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o Consumidor Final, além da justificativa: por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? O professor pode apresentar modelos de mapas de registros para auxiliar os estudantes e fornecer orientações sobre como preencher cada campo.

  3. Etapa 3 - Criação de palavras derivadas (40 minutos)

    Os alunos irão utilizar os prefixos e sufixos mais produtivos no português para criar palavras derivadas a partir de outras já existentes. Eles devem escrever os vocábulos no mapa de registro e indicar qual prefixo ou sufixo foi utilizado para formá-los.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e os demais alunos deverão testá-lo. O objetivo é verificar se o jogo é engajador e se os desafios propostos são coerentes com o objetivo da dinâmica.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após testar todos os jogos, os alunos irão se reunir em grupos para discutir quais foram os jogos mais interessantes e por quê. O professor deve mediar a discussão e incentivar a argumentação dos estudantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    O professor deve fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçar a importância da derivação na formação de palavras. Os alunos devem ser incentivados a continuar explorando o tema fora da sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em formar palavras derivadas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar uma metodologia ativa que torne a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar palavras derivadas com prefixos e sufixos.
  • Qualidade do mapa de registro criado pelos alunos.
  • Engajamento e criatividade na criação dos jogos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de derivação.
  • Fornecer orientações sobre como criar o mapa de registro e sobre a utilização dos prefixos e sufixos.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a argumentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro para o jogo sobre derivação.
  • Utilizar os prefixos e sufixos mais produtivos no português para formar palavras derivadas.
  • Testar os jogos criados pelos demais grupos e discutir quais foram os mais interessantes.