Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O objetivo desta aula é estimular os alunos a refletirem sobre a formação de palavras por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá que eles desenvolvam habilidades como argumentação, pesquisa e análise crítica.A derivação é uma das formas mais comuns de formação de vocábulos e envolve o uso de prefixos e sufixos para modificar o sentido das palavras primitivas. Esse processo é bastante comum no cotidiano dos estudantes, que podem encontrar palavras derivadas na leitura de jornais, revistas, livros, na internet, entre outros. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente aos alunos o tema da aula e explique a eles o que é formação de palavras por derivação. Para facilitar o entendimento, é recomendado usar exemplos práticos, como termos que eles já conhecem e que são derivados de outros.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos (5 minutos)

    Os alunos devem ser divididos em grupos de, no máximo, cinco integrantes. O professor pode escolher a forma como fará essa divisão, por exemplo, por ordem alfabética ou sorteio.

  3. Etapa 3 - Discussão dos critérios de avaliação por rúbrica (10 minutos)

    Explique aos alunos o que é uma rúbrica e como ela será usada na avaliação da atividade. Em seguida, os estudantes devem discutir em seus grupos os critérios Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido e elaborar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios para avaliar o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo (20 minutos)

    Cada grupo escolhe um tema relacionado à formação de palavras por derivação, como por exemplo, o uso do sufixo "mento" ou do prefixo "re". Os alunos devem pesquisar sobre o tema e elaborar argumentos que sustentem suas opiniões. Para exemplificar mais, o professor pode sugerir aos alunos que pesquisem a diferença entre recebimento e recepção, por exemplo.

  5. Etapa 5 - Debate crítico (30 minutos)

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater sobre o tema escolhido, levando em conta as opiniões dos demais participantes. O professor deve mediar o debate, estimulando a participação de todos e garantindo que os critérios de avaliação por rúbrica sejam observados.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    O professor deve fazer uma síntese do debate e retomar os principais pontos discutidos, enfatizando a importância da formação de palavras por derivação. Os alunos devem ser estimulados a pesquisar mais sobre o tema e a compartilhar suas descobertas com os colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em formar palavras por derivação.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação.
  • Fomentar o trabalho em grupo.
  • Estimular a participação e o debate crítico.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos.
  • Participação e envolvimento no debate.
  • Utilização correta dos prefixos e sufixos.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) e os critérios de avaliação por rúbrica.
  • Mediar o debate, garantindo a participação de todos e observando os critérios de avaliação.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica.
  • Fazer uma síntese do debate e retomar os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e ouvindo os colegas.
  • Pesquisar e analisar criticamente o tema escolhido.
  • Elaborar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e participar do trabalho em grupo.
  • Compartilhar suas descobertas com os colegas e estimular a pesquisa fora da sala de aula.