Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O objetivo desta aula é estimular os alunos a refletirem sobre a formação de palavras por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá que eles desenvolvam habilidades como argumentação, pesquisa e análise crítica.A derivação é uma das formas mais comuns de formação de vocábulos e envolve o uso de prefixos e sufixos para modificar o sentido das palavras primitivas. Esse processo é bastante comum no cotidiano dos estudantes, que podem encontrar palavras derivadas na leitura de jornais, revistas, livros, na internet, entre outros. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.
Seção 2: Plano de aula completo
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Apresente aos alunos o tema da aula e explique a eles o que é formação de palavras por derivação. Para facilitar o entendimento, é recomendado usar exemplos práticos, como termos que eles já conhecem e que são derivados de outros.Etapa 2 - Divisão dos grupos (5 minutos)
Os alunos devem ser divididos em grupos de, no máximo, cinco integrantes. O professor pode escolher a forma como fará essa divisão, por exemplo, por ordem alfabética ou sorteio.Etapa 3 - Discussão dos critérios de avaliação por rúbrica (10 minutos)
Explique aos alunos o que é uma rúbrica e como ela será usada na avaliação da atividade. Em seguida, os estudantes devem discutir em seus grupos os critérios Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido e elaborar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios para avaliar o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Pesquisa em grupo (20 minutos)
Cada grupo escolhe um tema relacionado à formação de palavras por derivação, como por exemplo, o uso do sufixo "mento" ou do prefixo "re". Os alunos devem pesquisar sobre o tema e elaborar argumentos que sustentem suas opiniões. Para exemplificar mais, o professor pode sugerir aos alunos que pesquisem a diferença entre recebimento e recepção, por exemplo.Etapa 5 - Debate crítico (30 minutos)
Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater sobre o tema escolhido, levando em conta as opiniões dos demais participantes. O professor deve mediar o debate, estimulando a participação de todos e garantindo que os critérios de avaliação por rúbrica sejam observados.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
O professor deve fazer uma síntese do debate e retomar os principais pontos discutidos, enfatizando a importância da formação de palavras por derivação. Os alunos devem ser estimulados a pesquisar mais sobre o tema e a compartilhar suas descobertas com os colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em formar palavras por derivação.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica.
- Desenvolver a habilidade de argumentação.
- Fomentar o trabalho em grupo.
- Estimular a participação e o debate crítico.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza dos argumentos.
- Participação e envolvimento no debate.
- Utilização correta dos prefixos e sufixos.
- Cumprimento dos prazos estabelecidos.
- Respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) e os critérios de avaliação por rúbrica.
- Mediar o debate, garantindo a participação de todos e observando os critérios de avaliação.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica.
- Fazer uma síntese do debate e retomar os principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e ouvindo os colegas.
- Pesquisar e analisar criticamente o tema escolhido.
- Elaborar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não Desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
- Respeitar as opiniões dos colegas e participar do trabalho em grupo.
- Compartilhar suas descobertas com os colegas e estimular a pesquisa fora da sala de aula.