Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O objetivo desta aula é tornar os alunos capazes de formar palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português, já que essa prática é importante para o vocabulário da língua portuguesa. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os estudantes serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

Exemplo prático: Para exemplificar, podemos citar a palavra "amor". A partir dela é possível criar outras palavras, como "amoroso", "amorável", "amorista", entre outras.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente aos alunos o tema da aula e explique o que é a formação de palavras por derivação. Em seguida, faça uma discussão com eles sobre como essa formação pode ser útil no dia-a-dia.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Prefixos (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na estação 1, os alunos terão que criar palavras derivadas a partir de palavras primitivas utilizando prefixos. O professor disponibilizará uma lista de palavras primitivas e outra com os prefixos mais utilizados na língua portuguesa.

    Exemplo prático: Palavra primitiva: "feliz". Palavras derivadas com prefixos: "infeliz", "desfeliz", "sobrefeliz".


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Sufixos (30 minutos)

    Na estação 2, os alunos terão que criar palavras derivadas a partir de palavras primitivas utilizando sufixos. O professor disponibilizará uma lista de palavras primitivas e outra com os sufixos mais utilizados na língua portuguesa.

    Exemplo prático: Palavra primitiva: "amigo". Palavras derivadas com sufixos: "amiguinho", "amigão", "amigável".


  4. Etapa 4 - Estação 3 - Combinação de Prefixos e Sufixos (30 minutos)

    Na estação 3, os alunos terão que criar palavras derivadas a partir de palavras primitivas utilizando tanto prefixos quanto sufixos. O professor disponibilizará uma lista de palavras primitivas e outra com os prefixos e sufixos mais utilizados na língua portuguesa.

    Exemplo prático: Palavra primitiva: "escola". Palavras derivadas com prefixos e sufixos: "escolarização", "escolinha", "escolástico".


  5. Etapa 5 - Reflexão (10 minutos)

    Apresente aos alunos uma reflexão sobre a atividade e explique sobre a importância da derivação de palavras.

    Exemplo prático: reflita com eles sobre as diferenças de sentidos e contextos das palavras derivadas com o sufixos: “amiguinho” e “amigão”


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em formar palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de novas palavras.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar palavras derivadas com prefixos e sufixos.
  • Participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Reflexão dos alunos sobre a atividade e como ela pode ser aplicada em outros contextos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a formação de palavras por derivação pode ser útil no dia-a-dia.
  • Disponibilizar listas com palavras primitivas, prefixos e sufixos mais utilizados na língua portuguesa.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Criar palavras derivadas com prefixos e sufixos.
  • Participar das atividades em grupo.
  • Refletir sobre a atividade e entender como ela pode ser aplicada no cotidiano.