Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo desta aula é ensinar os alunos a formar novas palavras a partir de outras já existentes, utilizando prefixos e sufixos. Essa formação de termos por derivação é relevante para o entendimento da língua portuguesa e para a ampliação do vocabulário. Para tornar o aprendizado mais interessante e envolvente, o professor utilizará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão mais autonomia e serão estimulados a pensar e criar.

Exemplo: Os prefixos e sufixos são muito comuns em nosso cotidiano, como no caso da palavra "pré-história", em que o prefixo "pré" indica um período anterior à história registrada. Outro exemplo é a palavra "amoroso", em que o sufixo "oso" indica uma característica de amor.


  1. Etapa 1 -

    Apresenteo tema e explique aos alunos o que são prefixos e sufixos, utilizando exemplos e mostrando como podem ser usados para formar novos vocábulos a partir de palavras primitivas. Na internet, é possível encontrar vídeos explicativos para ilustrar ainda mais a orientação.

  2. Etapa 2 -

    Os alunos deverão assistir ao vídeo explicativo sobre o tema, que será disponibilizado previamente pelo professor.

  3. Etapa 3 -

    Em grupos, os alunos deverão identificar prefixos e sufixos em palavras de um texto previamente selecionado pelo professor, discutindo e explicando uns aos outros as suas escolhas.

  4. Etapa 4 -

    Os grupos deverão criar uma lista de palavras derivadas a partir das palavras primitivas do texto, utilizando os prefixos e sufixos identificados anteriormente.

  5. Etapa 5 -

    Cada grupo deverá apresentar as palavras derivadas criadas para a turma, explicando o seu processo de criação e a relação com o texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de formar palavras derivadas com base em palavras primitivas.
  • Estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de prefixos e sufixos em palavras.
  • Criação de palavras derivadas a partir de palavras primitivas.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Selecionar o texto base e o vídeo explicativo.
  • Orientar e acompanhar as atividades em grupo

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo.
  • Identificar prefixos e sufixos em palavras.
  • Criar palavras derivadas a partir de palavras primitivas.
  • Participar e colaborar em grupo.