Aula sobre Formacao De Palavras Derivacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo desta aula é ensinar os alunos a formar novas palavras a partir de outras já existentes, utilizando prefixos e sufixos. Essa formação de termos por derivação é relevante para o entendimento da língua portuguesa e para a ampliação do vocabulário. Para tornar o aprendizado mais interessante e envolvente, o professor utilizará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão mais autonomia e serão estimulados a pensar e criar.
Exemplo: Os prefixos e sufixos são muito comuns em nosso cotidiano, como no caso da palavra "pré-história", em que o prefixo "pré" indica um período anterior à história registrada. Outro exemplo é a palavra "amoroso", em que o sufixo "oso" indica uma característica de amor.
Etapa 1 -
Apresenteo tema e explique aos alunos o que são prefixos e sufixos, utilizando exemplos e mostrando como podem ser usados para formar novos vocábulos a partir de palavras primitivas. Na internet, é possível encontrar vídeos explicativos para ilustrar ainda mais a orientação.Etapa 2 -
Os alunos deverão assistir ao vídeo explicativo sobre o tema, que será disponibilizado previamente pelo professor.Etapa 3 -
Em grupos, os alunos deverão identificar prefixos e sufixos em palavras de um texto previamente selecionado pelo professor, discutindo e explicando uns aos outros as suas escolhas.Etapa 4 -
Os grupos deverão criar uma lista de palavras derivadas a partir das palavras primitivas do texto, utilizando os prefixos e sufixos identificados anteriormente.Etapa 5 -
Cada grupo deverá apresentar as palavras derivadas criadas para a turma, explicando o seu processo de criação e a relação com o texto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de formar palavras derivadas com base em palavras primitivas.
- Estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos.
- Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de prefixos e sufixos em palavras.
- Criação de palavras derivadas a partir de palavras primitivas.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Selecionar o texto base e o vídeo explicativo.
- Orientar e acompanhar as atividades em grupo
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo.
- Identificar prefixos e sufixos em palavras.
- Criar palavras derivadas a partir de palavras primitivas.
- Participar e colaborar em grupo.