Aula sobre Formacao De Palavras Hifen

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O hífen é um sinal gráfico que pode gerar dúvidas na hora de escrever palavras compostas. É importante entender as regras de uso do hífen para escrever corretamente e evitar erros ortográficos. Alguns exemplos de palavras compostas com hífen são: guarda-roupa, arco-íris, segunda-feira. Neste material, vamos utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas e os alunos vão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos situações em que o uso do hífen é necessário, como em palavras compostas que possuem elementos repetidos, como "micro-ondas" ou "anti-inflamatório". Você deve instigar a reflexão dos alunos sobre o uso adequado do hífen.

  2. Etapa 2 - Formulação de hipóteses

    Os alunos devem discutir em grupos sobre as regras do uso do hífen e elaborar hipóteses sobre quando ele deve ser utilizado em palavras compostas. Oriente e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Investigação

    Os grupos devem realizar pesquisas em livros didáticos ou na internet sobre as regras de uso do hífen em palavras compostas. Esteja disponível para ajudar e orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Aplicação

    Cada grupo deve apresentar as informações coletadas. Proponha uma atividade em que os alunos escrevam frases com palavras compostas utilizando as regras do uso do hífen.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Os alunos devem elaborar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. O objetivo é que eles possam avaliar a atividade e identificar pontos positivos, negativos e de melhoria.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante as etapas do plano de aula, bem como a qualidade das frases elaboradas e a utilização correta das regras do uso do hífen.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão com os alunos sobre a importância de conhecer as regras do uso do hífen para escrever corretamente e evitar erros ortográficos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras por composição.
  • Estimular a criatividade e trabalho em equipe dos alunos na elaboração do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do plano de aula.
  • Qualidade das frases elaboradas pelos alunos.
  • Utilização correta das regras do uso do hífen.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a pesquisa sobre as regras do uso do hífen.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as etapas do plano de aula.
  • Avaliar as frases elaboradas pelos alunos e a utilização correta das regras do uso do hífen.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre as regras do uso do hífen.
  • Realizar pesquisas sobre as regras do uso do hífen em palavras compostas.
  • Elaborar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.