Aula sobre Formacao De Palavras Hifen
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O uso correto do hífen é um desafio para muitos estudantes, especialmente no que diz respeito às palavras compostas. Por isso, é importante que eles aprendam as regras básicas de uso do hífen. Neste material, utilizaremos a Aprendizagem Entre Pares, e os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual que aborde o tema de forma objetiva e didática.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do uso correto do hífen. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.Etapa 2 - Ideia central
Cada dupla colocará a palavra “Hífen” no centro do mapa conceitual. Essa será a ideia central que orientará o mapa.Etapa 3 - Sub-ideias do 1º nível
Cada dupla criará 4 sub-ideias relacionadas à ideia central e as adicionará ao mapa conceitual.Etapa 4 - Sub-ideias do 2º nível
A partir das sub-ideias do 1º nível, cada dupla criará 2 sub-ideias adicionais e as adicionará ao mapa conceitual.Etapa 5 - Sistematização
Revise os mapas conceituais criados pelos alunos e faça uma síntese das principais ideias e regras do uso correto do hífen.Etapa 6 - Exercícios
Aplique alguns exercícios sobre palavras compostas com hífen e sem hífen para que os alunos possam praticar as regras aprendidas na aula.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e solicite que os alunos entreguem seus mapas conceituais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras.
- Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação dos mapas conceituais.
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Identificação correta das regras de uso do hífen em palavras compostas.
- Capacidade de aplicar as regras aprendidas.
- Colaboração e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Aplicar exercícios sobre as regras de uso do hífen.
- Fazer uma síntese das principais ideias e regras do uso correto do hífen.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação dos mapas conceituais.
- Colaborar e trabalhar em equipe.
- Identificar e aplicar corretamente as regras de uso do hífen em palavras compostas.
- Criar um mapa conceitual claro e organizado.
- Apresentar seus mapas conceituais.