Aula sobre Formacao De Palavras Hifen

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O uso correto do hífen é um desafio para muitos estudantes, especialmente no que diz respeito às palavras compostas. Por isso, é importante que eles aprendam as regras básicas de uso do hífen. Neste material, utilizaremos a Aprendizagem Entre Pares, e os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual que aborde o tema de forma objetiva e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do uso correto do hífen. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Ideia central

    Cada dupla colocará a palavra “Hífen” no centro do mapa conceitual. Essa será a ideia central que orientará o mapa.

  3. Etapa 3 - Sub-ideias do 1º nível

    Cada dupla criará 4 sub-ideias relacionadas à ideia central e as adicionará ao mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Sub-ideias do 2º nível

    A partir das sub-ideias do 1º nível, cada dupla criará 2 sub-ideias adicionais e as adicionará ao mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Revise os mapas conceituais criados pelos alunos e faça uma síntese das principais ideias e regras do uso correto do hífen.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Aplique alguns exercícios sobre palavras compostas com hífen e sem hífen para que os alunos possam praticar as regras aprendidas na aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e solicite que os alunos entreguem seus mapas conceituais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras.
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Identificação correta das regras de uso do hífen em palavras compostas.
  • Capacidade de aplicar as regras aprendidas.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Aplicar exercícios sobre as regras de uso do hífen.
  • Fazer uma síntese das principais ideias e regras do uso correto do hífen.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos mapas conceituais.
  • Colaborar e trabalhar em equipe.
  • Identificar e aplicar corretamente as regras de uso do hífen em palavras compostas.
  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Apresentar seus mapas conceituais.