Aula sobre Formacao De Palavras Hifen

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Saber usar o hífen em palavras compostas é fundamental para evitar erros gramaticais e transmitir uma mensagem clara e objetiva. Neste material, vamos utilizar o Design Sprint para auxiliar os alunos a compreenderem as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

  1. Etapa 1 - Entendendo

    Apresente aos alunos exemplos de palavras compostas e explique as regras básicas de uso do hífen. Os alunos deverão escrever as informações em seus cadernos e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçando

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escreva exemplos de palavras que têm hífen.

  3. Etapa 3 - Decidindo

    Cada grupo deverá apresentar seus exemplos. A turma irá discutir e decidir em conjunto se o uso do hífen está correto ou se precisa ser ajustado. Oriente e corrija os alunos nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipando

    Os alunos deverão criar um material com as regras de uso do hífen em palavras compostas. Eles poderão usar folhas de papel, cartazes ou criar no computador, caso haja disponibilidade de recursos. Exemplos de materiais que eles podem criar: vídeos, apresentação, jogos, textos, quizzes, fanzines, cenas etc.

  5. Etapa 5 - Testando

    Os alunos irão apresentar seus resultados e a turma irá avaliar se as informações estão claras e objetivas. Faça uma síntese final do conteúdo abordado na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de processos de formação de palavras por composição;
  • Apropriar-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas;
  • Colaboração em grupo para o desenvolvimento de atividades;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo;
  • Qualidade das informações contidas no material apresentado;
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias;
  • Compreensão das regras básicas de uso do hífen em palavras compostas;
  • Cooperação e respeito no trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas;
  • Auxiliar os alunos nas atividades em grupo;
  • Fazer uma síntese final do conteúdo abordado na aula;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Aplicar o Design Sprint de forma objetiva.

Ações do aluno

  • Participar das atividades em grupo;
  • Escrever exemplos de palavras compostas com hífen;
  • Criar um material com as regras de uso do hífen em palavras compostas;
  • Apresentar as ideias de forma clara e objetiva;
  • Respeitar e colaborar com os demais membros do grupo.