Aula sobre Formacao De Palavras Hifen

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O hífen é um sinal gráfico utilizado para unir duas ou mais palavras, formando uma nova palavra com significado diferente. Este tema é muito importante para o uso correto da língua portuguesa. Para tornar a aula mais dinâmica, vamos utilizar a Rotação por estações, e os alunos serão divididos em grupos e passarão por atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da formação de palavras com hífen. Mostre exemplos de palavras com hífen e sem hífen para que os alunos possam diferenciar e entender melhor o uso correto do sinal gráfico.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1 - Jogo da memória

    Os alunos irão jogar um jogo da memória com palavras que possuem hífen. Para isso, você irá preparar cartas com palavras com hífen e suas respectivas definições. Os alunos irão jogar em duplas e o objetivo é encontrar os pares de palavras e suas definições.

    Estação 2 - Caça-palavras

    Os alunos irão receber uma folha com um caça-palavras contendo palavras com hífen. O objetivo é encontrar as palavras e escrevê-las corretamente em uma outra folha em branco.

    Estação 3 - Formando palavras

    Os alunos irão receber pedaços de papel com partes de palavras com hífen e deverão formar novas palavras com o uso correto do sinal gráfico. O objetivo é que eles criem o maior número de palavras possível.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos retornarão aos seus grupos e irão discutir as atividades realizadas, tirar dúvidas e compartilhar suas experiências. Você irá mediar a discussão e esclarecer as dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância do uso correto do hífen na formação de palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras.
  • Estimular a criatividade dos alunos na formação de novas palavras com hífen.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificar palavras com e sem hífen.
  • Formar corretamente palavras com hífen.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreender a importância do uso correto do hífen na formação de palavras.

Ações do professor

  • Preparar as atividades e os materiais necessários para a aula.
  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as palavras com e sem hífen.
  • Formar corretamente palavras com hífen.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Compreender a importância do uso correto do hífen na formação de palavras.