Aula sobre Formacao De Palavras Hifen

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O hífen é um sinal gráfico usado para unir duas ou mais palavras, formando uma nova palavra com um significado diferente. Por exemplo, "guarda-chuva" é uma palavra composta formada por duas palavras separadas por hífen. O uso correto do hífen é muito importante para evitar erros de ortografia. Neste material, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma roda de conversa para discutir com os alunos sobre o que eles já sabem sobre o uso do hífen e qual a importância do uso correto desse sinal gráfico. Faça perguntas para os alunos e anote as respostas no quadro.

  2. Etapa 2 - Exemplos

    Apresente exemplos de palavras compostas com o uso do hífen e explique as regras básicas de uso do hífen em palavras compostas. Os alunos devem anotar as informações no caderno.

  3. Etapa 3 - Atividade

    Em casa, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o uso do hífen em palavras compostas indicado por você. O vídeo deve ter no máximo 5 minutos e deve ser claro e objetivo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Em sala, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o uso do hífen em palavras compostas. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem usar as informações apresentadas por você e pelo vídeo para criar o mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar o mapa conceitual criado para a turma. Faça comentários sobre os mapas apresentados pelos alunos e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Os alunos devem criar frases com palavras compostas usando o hífen. Corrija as frases e faça comentários sobre os erros encontrados.

  7. Etapa 7 - Revisão

    Faça uma revisão dos conteúdos abordados na aula e esclareça as dúvidas que ainda restarem sobre o uso do hífen em palavras compostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar processos de formação de palavras.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um mapa conceitual sobre o uso do hífen em palavras compostas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever corretamente.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Criação de um mapa conceitual claro e objetivo.
  • Criação de frases com palavras compostas usando o hífen de forma correta.
  • Participação na revisão dos conteúdos abordados na aula.
  • Capacidade de aplicar as regras do uso do hífen em palavras compostas.

Ações do professor

  • Fazer uma roda de conversa para discutir sobre o tema.
  • Apresentar exemplos e regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Indicar um vídeo explicativo sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Corrigir e comentar as frases criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa.
  • Anotar as informações apresentadas pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o uso do hífen em palavras compostas.
  • Criar frases com palavras compostas usando o hífen.
  • Participar da revisão dos conteúdos abordados na aula.