Aula sobre Formacao Dos Estados Nacionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A formação dos Estados Nacionais é um tema importante para entendermos a organização política dos países que conhecemos hoje. Esse processo histórico ocorreu a partir do final da Idade Média e se estendeu até o século XIX. Durante esse período, as monarquias absolutistas foram substituídas por governos nacionais, que buscavam unificar o território e a população em torno de uma identidade comum. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que permitirá aos alunos desenvolverem um mapa de empatia, a fim de compreenderem as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Formação dos Estados Nacionais" e explique a importância desse processo histórico para a organização política dos países. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" sobre o tema "Formação dos Estados Nacionais". Circule, auxiliando os alunos na elaboração do mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e os alunos discutirão em conjunto as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo. Faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a formação dos Estados Nacionais, como a unificação da Itália e da Alemanha, e como esse processo histórico influenciou a organização política dos países.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão debater sobre as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo, utilizando os exemplos práticos apresentados. Faça a mediação do debate, incentivando a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese, destacando os principais pontos discutidos pelos alunos e reforçando a importância da formação dos Estados Nacionais para a organização política dos países.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a elaboração de um texto sobre a formação dos Estados Nacionais e sua importância para a organização política dos países.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia elaborado pelos alunos.
  • Qualidade da discussão em grupo e do debate.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Mediar as discussões e debates em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Elaborar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões e debates em grupo.
  • Realizar a tarefa de casa.