Aula sobre Formacao Dos Estados Nacionais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A formação dos Estados Nacionais é um tema importante para entendermos a organização política dos países que conhecemos hoje. Esse processo histórico ocorreu a partir do final da Idade Média e se estendeu até o século XIX. Durante esse período, as monarquias absolutistas foram substituídas por governos mais centralizados e com maior participação popular. O mercantilismo, que era a base econômica da época, deu lugar ao capitalismo, que se consolidou com a Revolução Industrial. Para entendermos melhor esse processo, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e debater.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre o subtópico que foi atribuído ao seu grupo. Eles poderão utilizar livros, internet e outras fontes de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo terá que debater o seu subtópico e elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará o seu template de avaliação por rúbrica para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir os templates apresentados e avaliar se os critérios estão adequados e se há algo a ser acrescentado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido e reforce a importância do tema para a compreensão da organização política dos países.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Elaboração adequada do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e no debate em grupo.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico atribuído ao seu grupo.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Elaborar um template de avaliação por rúbrica adequado.