Aula sobre Formacao Dos Estados Nacionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A formação dos Estados Nacionais é um tema importante para entendermos a organização política dos países que conhecemos hoje. Esse processo histórico ocorreu a partir do final da Idade Média e se estendeu até o século XIX. Durante esse período, as monarquias absolutistas foram se consolidando e as fronteiras dos países foram sendo definidas. Para entendermos como isso aconteceu, é necessário compreendermos as mudanças econômicas que ocorreram na Europa, como a passagem do mercantilismo para o capitalismo. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema e apresente os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Mercantilismo

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre o mercantilismo e como ele influenciou a formação dos Estados Nacionais. Eles poderão utilizar livros didáticos, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão criar um cartaz explicando o que é o mercantilismo e como ele contribuiu para a formação dos Estados Nacionais.

    Estação 2 - Absolutismo

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre o absolutismo e como ele influenciou a formação dos Estados Nacionais. Eles poderão utilizar livros didáticos, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão criar um texto explicando o que é o absolutismo e como ele contribuiu para a formação dos Estados Nacionais.

    Estação 3 - Revoluções Burguesas

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre as revoluções burguesas e como elas influenciaram a formação dos Estados Nacionais. Eles poderão utilizar livros didáticos, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão criar um mapa mental explicando as principais características das revoluções burguesas e como elas contribuíram para a formação dos Estados Nacionais.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final da atividade, os grupos deverão socializar suas produções com a turma. Utilize um mural para expor os cartazes e mapas mentais criados pelos alunos. Em seguida, conduza uma discussão sobre as informações apresentadas pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Avalie a atividade juntamente com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a pesquisa e a produção de conhecimento pelos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade das produções realizadas pelos alunos.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos durante a realização da atividade.
  • Conduzir a discussão sobre as informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Criar as produções relacionadas ao tema.
  • Socializar as produções com a turma.