Aula sobre Formacao Dos Estados Nacionais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Contextualize o tema e apresente os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - MercantilismoNesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre o mercantilismo e como ele influenciou a formação dos Estados Nacionais. Eles poderão utilizar livros didáticos, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão criar um cartaz explicando o que é o mercantilismo e como ele contribuiu para a formação dos Estados Nacionais.
Estação 2 - Absolutismo
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre o absolutismo e como ele influenciou a formação dos Estados Nacionais. Eles poderão utilizar livros didáticos, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão criar um texto explicando o que é o absolutismo e como ele contribuiu para a formação dos Estados Nacionais.
Estação 3 - Revoluções Burguesas
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre as revoluções burguesas e como elas influenciaram a formação dos Estados Nacionais. Eles poderão utilizar livros didáticos, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão criar um mapa mental explicando as principais características das revoluções burguesas e como elas contribuíram para a formação dos Estados Nacionais.
Etapa 3 - Socialização
Ao final da atividade, os grupos deverão socializar suas produções com a turma. Utilize um mural para expor os cartazes e mapas mentais criados pelos alunos. Em seguida, conduza uma discussão sobre as informações apresentadas pelos alunos.Etapa 4 - Avaliação
Avalie a atividade juntamente com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
- Estimular a pesquisa e a produção de conhecimento pelos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade das produções realizadas pelos alunos.
- Coerência e clareza das informações apresentadas pelos alunos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
- Orientar os alunos durante a realização da atividade.
- Conduzir a discussão sobre as informações apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema.
- Criar as produções relacionadas ao tema.
- Socializar as produções com a turma.