Aula sobre Formacao Dos Estados Nacionais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A formação dos Estados Nacionais é um tema importante para entendermos a organização política dos países que conhecemos hoje. Esse processo histórico ocorreu a partir do final da Idade Média e se estendeu até o século XIX. Durante esse período, as monarquias absolutistas foram substituídas por governos mais centralizados e com maior participação popular. Para entendermos melhor esse processo, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a formação dos Estados Nacionais. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o assunto e responder a algumas perguntas.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o processo de formação dos Estados Nacionais em grupos. Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos discutam as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma e explicar como chegaram às conclusões apresentadas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as conclusões apresentadas pelos outros grupos e apresentar suas próprias opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese das discussões e apresente as conclusões finais sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a criação de templates de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de apresentar suas ideias e opiniões em público.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação do template para a turma.
  • Participação ativa na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a formação dos Estados Nacionais.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma síntese das discussões e apresentar as conclusões finais sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
  • Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar suas ideias e opiniões de forma clara e objetiva.