Aula sobre Formas Comparativas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Para contextualizar o tema "Formas Comparativas", mostre aos alunos que as formas comparativas são comuns no nosso cotidiano, sendo utilizadas para comparar pessoas, objetos, lugares e muitos outros aspectos.
Por exemplo, podemos comparar o tamanho de dois objetos ou a velocidade de dois carros.
É importante ressaltar que essas formas são fundamentais para a comunicação em inglês, permitindo que as pessoas possam se expressar de forma mais clara, precisa e eficiente.
Etapa 1 - Check-in
Professor, oriente os alunos a registrarem seus conhecimentos prévios sobre as formas comparativas. Essa etapa deve ser feita individualmente e por escrito, a partir de uma roda de conversa em que os alunos compartilham o que sabem.Etapa 2 - Apresentação
Apresente as formas comparativas, mostrando exemplos e explicando as regras gramaticais. É importante que os exemplos sejam práticos e de fácil entendimento pelos alunos.Etapa 3 - Atividade prática
Os alunos devem realizar uma atividade prática, comparando duas situações diferentes e utilizando as formas comparativas. Por exemplo, eles podem comparar o tamanho de dois animais ou a velocidade de dois alunos correndo.Etapa 4 - Check-out
Os alunos devem registrar o que aprenderam sobre as formas comparativas, destacando os pontos mais importantes da aula.Etapa 5 - Reflexão
Após, os alunos devem refletir sobre a aula e sobre o que aprenderam. Será um momento para compartilhar dúvidas e esclarecer pontos importantes sobre as formas comparativas.Etapa 6 - Check-in da próxima atividade
Como sequência desta atividade, compartilhe com os estudantes que eles terão que criar uma apresentação em grupo usando as formas comparativas. Cada grupo poderá escolher um tema, como: os melhores filmes de ação, as cidades mais bonitas do mundo, os animais mais rápidos, etc.Oriente os alunos a registrarem suas expectativas para esta atividade e as preferências de temas que serão pesquisados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar as formas comparativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de apresentações em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das formas comparativas em atividades práticas e apresentações em grupo.
- Participação ativa nas discussões e atividades em sala de aula.
- Reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva as formas comparativas.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação de apresentações em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo e individuais.
- Registrar os conhecimentos prévios e as aprendizagens adquiridas durante a aula.
- Refletir criticamente sobre o que foi aprendido e participar das discussões em sala de aula.