Aula sobre Formas Comparativas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos aprenderão formas comparativas e superlativas e sua aplicação na língua inglesa, por meio da criação de um jogo.

Essa temática é importante e de uso cotidiano na língua inglesa, como nos exemplos: "este é o melhor jogo do mundo" ou "ela é mais alta do que ele". O objetivo é que os alunos aprendam a comparar qualidades e quantidades de forma clara e precisa na língua inglesa.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o tema das formas comparativas e superlativas em Inglês com exemplos simples e claros. Você pode estimular uma conversa informal com os alunos para fazer comparações simples e introduzir o vocabulário.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia gamificação

    Explique a metodologia gamificação e apresente exemplos de jogos em que esse conceito é utilizado. Professor, faça uma breve apresentação de jogos conhecidos e seus elementos (objetivos, desafios e recompensas).

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    Oriente os alunos na criação dos campos e dê exemplos de jogos já existentes para inspiração.


  4. Etapa 4 - Criação dos elementos do jogo

    Os alunos devem criar, em grupos, os elementos do jogo com base nas formas comparativas e superlativas. Por exemplo, podem criar personagens com características comparativas (mais alto que, mais forte que, mais rápido que) ou que possuam características superlativas (o mais forte, o mais rápido, o mais alto).

    Professor, oriente os alunos na criação dos elementos e ajude-os a construir frases com as formas comparativas e superlativas.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos criados

    Cada grupo apresenta seus jogos e explica os elementos criados por eles.

    Professor, avalie a criatividade e o uso correto das formas comparativas e superlativas.


  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem trocar os jogos entre si. A ideia é incentivar a discussão das diferenças e semelhanças e a sugestão de melhorias para cada jogo criado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Professor, você também deve avaliar os jogos criados, adotando os critérios pré-estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas na língua inglesa.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um jogo.
  • Utilizar uma metodologia de ensino ativa para tornar a aula mais envolvente e dinâmica.

Critérios de avaliação

  • Uso correto das formas comparativas e superlativas.
  • Criatividade na criação dos elementos do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação dos elementos do jogo.
  • Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
  • Criar elementos do jogo baseado em formas comparativas e superlativas.
  • Apresentar o jogo criado para a turma e discutir sugestões de melhorias.