Aula sobre Formas Comparativas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As formas comparativas são utilizadas para comparar qualidades e quantidades, indicando que algo é maior ou menor em relação a outra coisa: um objeto é maior do que outro, uma pessoa é mais feliz do que outra, entre outros exemplos possíveis.

Essas formas comparativas são muito utilizadas no dia a dia, em conversas informais, na mídia e na literatura.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com perguntas como: "Vocês sabem o que são formas comparativas?" e "Como podemos usá-las no cotidiano?".

    Em seguida, dê exemplos de frases com formas comparativas e superlativas.


  2. Etapa 2 - Organização das estações

    Divida os alunos em três grupos. Cada grupo deve se dirigir a uma das estações previamente organizada.

    Ao final do tempo estabelecido, cada grupo se dirige à estação seguinte.

    Todos os grupos devem percorrer todas as estações.

    \- Estação 1 - Jogo de cartas

    O grupo nesta estação deve jogar um jogo de cartas, no qual devem aplicar as formas comparativas em frases simples. O objetivo é ajudá-los a praticar a habilidade de compreender e utilizar as formas comparativas em Inglês.

    \- Estação 2 - Debate em grupo

    O grupo nesta estação deve receber um tema para debate, como, por exemplo, "Qual é o melhor filme de ficção científica de todos os tempos?".

    Cada grupo deve apresentar argumentos e utilizar formas comparativas e superlativas para defender sua posição.

    \- Estação 3 - Produção escrita

    Os alunos nesta estação devem receber um texto pequeno e com algumas lacunas a serem preenchidas com as formas comparativas e superlativas mais adequadas.

    Eles deverão preencher as lacunas e depois discutir em grupo suas respostas.

    O objetivo é ajudá-los a compreender como utilizar as formas comparativas na escrita.


  3. Etapa 3 - Fechamento

    Professor, retome as principais ideias trabalhadas durante as estações e promova um debate coletivo sobre como as formas comparativas podem ser úteis no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos por meio da prática das formas comparativas;
  • Melhorar a compreensão dos alunos sobre a importância do uso das formas comparativas no cotidiano;
  • Trabalhar com a metodologia ativa de Rotação por Estações, promovendo a aprendizagem colaborativa e mais dinâmica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas nas estações;
  • Compreensão dos alunos sobre a utilização adequada das formas comparativas;
  • Desenvolvimento da habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas em diferentes contextos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos concretos e relacionados ao cotidiano dos alunos;
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante as atividades nas estações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as atividades propostas nas estações;
  • Colaborar com os outros membros do grupo;
  • Demonstrar compreensão adequada do uso das formas comparativas.