Aula sobre Formas Comparativas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Essas formas comparativas são muito utilizadas no dia a dia, em conversas informais, na mídia e na literatura.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com perguntas como: "Vocês sabem o que são formas comparativas?" e "Como podemos usá-las no cotidiano?".Em seguida, dê exemplos de frases com formas comparativas e superlativas.
Etapa 2 - Organização das estações
Divida os alunos em três grupos. Cada grupo deve se dirigir a uma das estações previamente organizada.Ao final do tempo estabelecido, cada grupo se dirige à estação seguinte.
Todos os grupos devem percorrer todas as estações.
\- Estação 1 - Jogo de cartas
O grupo nesta estação deve jogar um jogo de cartas, no qual devem aplicar as formas comparativas em frases simples. O objetivo é ajudá-los a praticar a habilidade de compreender e utilizar as formas comparativas em Inglês.
\- Estação 2 - Debate em grupo
O grupo nesta estação deve receber um tema para debate, como, por exemplo, "Qual é o melhor filme de ficção científica de todos os tempos?".
Cada grupo deve apresentar argumentos e utilizar formas comparativas e superlativas para defender sua posição.
\- Estação 3 - Produção escrita
Os alunos nesta estação devem receber um texto pequeno e com algumas lacunas a serem preenchidas com as formas comparativas e superlativas mais adequadas.
Eles deverão preencher as lacunas e depois discutir em grupo suas respostas.
O objetivo é ajudá-los a compreender como utilizar as formas comparativas na escrita.
Etapa 3 - Fechamento
Professor, retome as principais ideias trabalhadas durante as estações e promova um debate coletivo sobre como as formas comparativas podem ser úteis no cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos por meio da prática das formas comparativas;
- Melhorar a compreensão dos alunos sobre a importância do uso das formas comparativas no cotidiano;
- Trabalhar com a metodologia ativa de Rotação por Estações, promovendo a aprendizagem colaborativa e mais dinâmica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas nas estações;
- Compreensão dos alunos sobre a utilização adequada das formas comparativas;
- Desenvolvimento da habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas em diferentes contextos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos concretos e relacionados ao cotidiano dos alunos;
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos;
- Acompanhar e orientar os grupos durante as atividades nas estações.
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as atividades propostas nas estações;
- Colaborar com os outros membros do grupo;
- Demonstrar compreensão adequada do uso das formas comparativas.