Aula sobre Formas Comparativas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos aprender sobre as formas comparativas de adjetivos em inglês. Essa habilidade é muito importante para a compreensão de textos e diálogos em inglês, além de ser essencial para a comunicação em situações cotidianas. Por exemplo, você pode usar as formas comparativas para descrever a diferença entre dois objetos, pessoas ou situações. As formas comparativas também são usadas na linguagem publicitária para enfatizar a superioridade de um produto em relação a outro. Nesta aula, vamos aplicar a metodologia da Sala de Aula Invertida, na qual vocês terão o papel de protagonistas na construção do conhecimento. Vamos usar exemplos e situações práticas para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.
Etapa 1 - Preparação
Professor, selecione com antecedência alguns materiais de estudo (como livros, textos, vídeos, materiais didáticos ou plataformas digitais). Oriente os alunos a acessarem esses materiais antes do dia da atividade, fazendo uma leitura atenta sobre as formas comparativas de adjetivos em Inglês.Etapa 2 - Mapa conceitual
No dia da atividade, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre as formas comparativas. O mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias para desenvolver o tema.O mapa pode ser criado em grupo ou individualmente, conforme orientação do professor.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Nesta etapa, separe os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Peça que discutam o tema com base no mapa conceitual criado. Professor, circule pela sala estimulando cada aluno a expor sua opinião e tirando suas dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre as formas comparativas de adjetivos em Inglês (por exemplo, comparação entre objetos, pessoas ou situações).Etapa 5 - Revisão e correção em grupo
Os alunos devem revisitar o mapa conceitual que construíram inicialmente, para acrescentar novos exemplos de frases usando as formas comparativas.É importante trocarem ideias em grupo e com o professor e tirarem suas dúvidas.
Etapa 6 - Apresentação
O professor deve avaliar a produção final de cada estudante e fornecer feedback aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar as formas comparativas de adjetivos em Inglês.
- Desenvolver a habilidade de construir mapas conceituais.
- Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Uso correto das formas comparativas de adjetivos em Inglês.
- Qualidade e profundidade do mapa conceitual produzido.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Selecionar materiais de estudo para os alunos.
- Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
- Fornecer feedback aos alunos sobre suas produções.
Ações do aluno
- Acessar e estudar previamente os materiais de estudo disponibilizados pelo professor.
- Criar o mapa conceitual em grupo ou individualmente.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Revisar e corrigir o mapa conceitual em grupo.