Aula sobre Formas Nominais Do Verbo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
As formas nominais do verbo são uma parte importante da gramática da língua portuguesa, pois ajudam a entender a estrutura básica da oração, além de auxiliar na produção de textos mais claros e coesos. Por isso, trabalharemos com a Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos criarão um diário de bordo para registrar a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como as formas nominais do verbo são utilizadas em textos literários e jornalísticos, como em títulos de reportagens e em poemas.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução ao tema, explicando o que são as formas nominais do verbo e a sua importância na língua portuguesa. Em seguida, divida os alunos em grupos e peça que criem um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução” para desenvolver o assunto.Etapa 2 - Problema
Cada grupo deverá escolher um problema relacionado às formas nominais do verbo (exemplos: "Como diferenciar o gerúndio do particípio?", "Qual é a importância do infinitivo na construção de frases?", "Como utilizar corretamente o particípio em tempos compostos?"). Os grupos deverão registrar o problema no diário de bordo.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Cada grupo deverá discutir e propor alternativas para solucionar o problema escolhido. Os alunos poderão pesquisar em livros ou na internet informações que possam ajudá-los a encontrar soluções criativas e eficazes. As alternativas deverão ser registradas no diário.Etapa 4 - Solução
Os grupos deverão apresentar as soluções encontradas para o problema escolhido, explicando como chegaram a ela e como ela pode ser aplicada na prática. Forneça feedbacks para cada grupo a fim de garantir que as soluções propostas estejam corretas e bem fundamentadas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Para fixar o conhecimento adquirido, você poderá apresentar exemplos práticos do uso das formas nominais do verbo em textos literários e jornalísticos. Os alunos deverão analisar os exemplos e identificar as formas nominais presentes neles.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema reforçando a importância das formas nominais do verbo na língua portuguesa e na produção de textos mais claros e coesos. Os alunos deverão fazer uma reflexão sobre a aula e registrar suas conclusões no diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as formas nominais do verbo em textos literários e jornalísticos;
- Fomentar a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados às formas nominais do verbo;
- Promover a comunicação oral e escrita dos alunos ao apresentar suas soluções e conclusões no diário de bordo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos na criação do diário de bordo;
- Profundidade e criatividade das soluções apresentadas pelos grupos;
- Identificação correta das formas nominais do verbo.
Ações do professor
- Fornecer feedbacks aos grupos durante a atividade;
- Apresentar exemplos práticos do uso das formas nominais do verbo em textos;
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do diário de bordo;
- Propor soluções para os problemas relacionados às formas nominais do verbo;
- Identificar corretamente as formas nominais do verbo em exemplos práticos apresentados pelo professor.