Aula sobre Formas Nominais Do Verbo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As formas nominais do verbo são muito importantes para entendermos como as palavras podem mudar de acordo com o contexto em que são utilizadas. Elas se referem aos verbos no infinitivo, no gerúndio e no particípio, e são fundamentais para a construção de frases e textos mais elaborados. Ao escrever uma redação, precisamos utilizar as formas nominais do verbo para expressar nossas ideias e opiniões de forma clara e objetiva. Neste material, utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos criarão um diário de bordo sobre as formas nominais do verbo, desenvolvendo habilidades de identificação e aplicação dessas formas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de formas nominais do verbo e a sua importância na construção de frases e textos. Exemplifique com verbos no infinitivo, no gerúndio e no particípio e destaque as diferenças entre eles.

  2. Etapa 2 - Problema

    Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo crie um diário de bordo e pense em uma situação em que o uso correto das formas nominais do verbo é essencial. Os grupos deverão anotar a situação no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá listar no diário de bordo as formas nominais do verbo que são necessárias para a situação escolhida. Oriente os grupos nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão elaborar frases utilizando as formas nominais do verbo escolhidas para a situação proposta. Auxilie os grupos no desenvolvimento das frases.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua situação e as frases elaboradas para a turma. Corrija os erros e destaque as formas nominais do verbo utilizadas corretamente.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate sobre a importância das formas nominais do verbo na construção de frases e textos. Os alunos poderão expor suas opiniões e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando a importância das formas nominais do verbo e como elas podem ser utilizadas em diferentes situações. Avalie os diários de bordo criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e aplicar as formas nominais do verbo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Incentivar a participação e o debate em sala de aula;
  • Promover a aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das formas nominais do verbo na construção de frases;
  • Uso adequado do diário de bordo para registrar a atividade;
  • Participação ativa e colaborativa em grupo;
  • Clareza na apresentação e envolvimento no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o conceito de formas nominais do verbo;
  • Orientar os grupos na escolha da situação e no uso correto das formas nominais do verbo;
  • Auxiliar os alunos na elaboração das frases e na correção dos erros;
  • Estimular a participação e o debate em sala de aula;
  • Encerrar a aula reforçando a importância das formas nominais do verbo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e criar o diário de bordo;
  • Escolher uma situação em que as formas nominais do verbo são essenciais;
  • Elaborar frases utilizando as formas nominais do verbo escolhidas;
  • Apresentar a situação e as frases elaboradas para a turma;
  • Participar do debate em sala de aula.