Aula sobre Formas Nominais Do Verbo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As formas nominais do verbo são importantes para a construção de frases e para a compreensão da estrutura da língua portuguesa. No cotidiano, podemos encontrar essas formas em diversas situações, como na leitura de livros, na escrita de textos e na comunicação oral. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar as formas nominais do verbo e a sua importância na construção de frases. Utilizaremos a metodologia Aprendizagem Entre Pares, e os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual do tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Contextualize o tema com exemplos do cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Explicação das formas nominais do verbo

    Explique as formas nominais do verbo, mostrando exemplos e como elas se comportam na construção de frases.

  3. Etapa 3 - Organização dos grupos

    Organize os alunos em duplas para a criação do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Am duplas irão criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla irá apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo as ideias apresentadas nos mapas conceituais e você deverá esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula e revisão dos objetivos

    Conclua a aula e revise os objetivos propostos no início da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as formas nominais do verbo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um mapa conceitual.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar as formas nominais do verbo.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual elaborado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar as formas nominais do verbo utilizando exemplos práticos.
  • Organizar os alunos em duplas para a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a aula.
  • Concluir a aula e revisar os objetivos propostos no início.

Ações do aluno

  • Identificar as formas nominais do verbo.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Tirar dúvidas e esclarecer pontos durante a aula.