Aula sobre Formas Nominais Do Verbo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As formas nominais do verbo são muito comuns em nossa língua e estão presentes em diversos momentos do nosso cotidiano. Elas são importantes para entendermos a construção das frases e também para que possamos nos comunicar de forma mais clara e objetiva. Nesta aula, utilizaremos a Rotação por Estações, e os alunos trabalharão em grupos e realizarão atividades diferentes sobre o tema. Cada atividade irá explorar um aspecto das formas nominais do verbo, tornando a aula mais dinâmica e interessante.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são as formas nominais do verbo. Em seguida, distribua os alunos em três grupos e explique como funcionará a Rotação por Estações.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1 - Infinitivo

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o infinitivo do verbo. Eles deverão identificar o infinitivo em frases diversas e, em seguida, criar frases utilizando o infinitivo. Exemplos: "Correr é muito bom"; "Cantar espanta os males".

    Estação 2 - Gerúndio

    Na segunda estação, os alunos irão trabalhar com o gerúndio do verbo. Eles deverão identificar o gerúndio em frases diversas e, em seguida, criar frases utilizando o gerúndio. Exemplos: "Chuva caindo é o meu som favorito"; "Chorando se foi".

    Estação 3 - Particípio

    Na terceira estação, os alunos irão trabalhar com o particípio do verbo. Eles deverão identificar o particípio em frases diversas e, em seguida, criar frases utilizando o particípio. Exemplos: "Tenho sido um sujeito de sorte"; "Tinha corrido no parque".


  3. Etapa 3 - Fechamento

    Proponha uma reflexão sobre o que foi aprendido nas estações e corrija as frases criadas pelos alunos. Em seguida, faça uma revisão geral sobre as formas nominais do verbo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as formas nominais do verbo em textos diversos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de frases com as formas nominais do verbo.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e interessante para os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das formas nominais do verbo.
  • Criação de frases utilizando as formas nominais do verbo de forma correta e coerente.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras da metodologia.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Proporcionar uma reflexão final sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as formas nominais do verbo.
  • Criar frases utilizando as formas nominais do verbo de forma correta e coerente.
  • Participar ativamente das atividades propostas.