Aula sobre Formas Tridimensionais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As formas tridimensionais são elementos que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, possuem volume. Elas podem ser encontradas em diversos objetos do cotidiano, como móveis, brinquedos, embalagens, esculturas, entre outros. Na arte, as formas tridimensionais são muito utilizadas em esculturas e instalações. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas tridimensionais e como elas podem ser exploradas na arte. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de planejar e executar projetos de forma colaborativa e criativa.
Etapa 1 - Contextualização
As formas tridimensionais são elementos que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, possuem volume. Elas podem ser encontradas em diversos objetos do cotidiano, como móveis, brinquedos, embalagens, esculturas, entre outros. Na arte, as formas tridimensionais são muito utilizadas em esculturas e instalações. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas tridimensionais e como elas podem ser exploradas na arte. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de planejar e executar projetos de forma colaborativa e criativa.Etapa 2 - Entender (20 minutos)
Apresente aos alunos o conceito de formas tridimensionais e como elas são utilizadas na arte. Serão apresentados exemplos de esculturas e instalações que exploram as formas tridimensionais. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre as diferentes formas tridimensionais que conhecem e como elas podem ser utilizadas na arte.Etapa 3 - Esboçar (30 minutos)
Os alunos irão criar esboços de possíveis esculturas ou instalações que explorem as formas tridimensionais. Eles podem utilizar papel e lápis para desenhar ou criar modelos em argila ou papelão. Oriente os alunos e ajude os alunos a desenvolver suas ideias.Etapa 4 - Decidir (20 minutos)
Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e discutir sobre as ideias apresentadas. Em seguida, eles irão votar nas ideias que mais gostaram e escolher uma para desenvolver em grupo.Etapa 5 - Prototipar (60 minutos)
Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um protótipo da escultura ou instalação escolhida. Eles podem utilizar materiais como papelão, argila, tecidos, entre outros. Auxilie e oriente durante o processo.Etapa 6 - Testar (30 minutos)
Os grupos irão apresentar suas esculturas ou instalações para a turma e discutir sobre o processo de criação e as escolhas feitas. Os alunos irão avaliar as apresentações e dar feedbacks construtivos para os grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de planejar e executar projetos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação da escultura ou instalação.
- Qualidade do protótipo criado.
- Habilidade em apresentar e discutir sobre o processo de criação.
Ações do professor
- Apresentar conceitos e exemplos sobre formas tridimensionais na arte.
- Orientar os alunos na criação dos esboços e protótipos.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar esboços criativos e originais.
- Trabalhar em equipe para criar um protótipo de qualidade.
- Apresentar e discutir sobre o processo de criação com a turma.