Aula sobre Formas Tridimensionais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As formas tridimensionais são elementos que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, possuem volume. Elas podem ser encontradas em diversos objetos do cotidiano, como móveis, brinquedos, embalagens, esculturas, entre outros. Na arte, as formas tridimensionais são muito utilizadas em esculturas e instalações. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas tridimensionais e como elas podem ser exploradas na arte. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de planejar e executar projetos de forma colaborativa e criativa.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As formas tridimensionais são elementos que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, possuem volume. Elas podem ser encontradas em diversos objetos do cotidiano, como móveis, brinquedos, embalagens, esculturas, entre outros. Na arte, as formas tridimensionais são muito utilizadas em esculturas e instalações. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas tridimensionais e como elas podem ser exploradas na arte. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de planejar e executar projetos de forma colaborativa e criativa.

  2. Etapa 2 - Entender (20 minutos)

    Apresente aos alunos o conceito de formas tridimensionais e como elas são utilizadas na arte. Serão apresentados exemplos de esculturas e instalações que exploram as formas tridimensionais. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre as diferentes formas tridimensionais que conhecem e como elas podem ser utilizadas na arte.

  3. Etapa 3 - Esboçar (30 minutos)

    Os alunos irão criar esboços de possíveis esculturas ou instalações que explorem as formas tridimensionais. Eles podem utilizar papel e lápis para desenhar ou criar modelos em argila ou papelão. Oriente os alunos e ajude os alunos a desenvolver suas ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e discutir sobre as ideias apresentadas. Em seguida, eles irão votar nas ideias que mais gostaram e escolher uma para desenvolver em grupo.

  5. Etapa 5 - Prototipar (60 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um protótipo da escultura ou instalação escolhida. Eles podem utilizar materiais como papelão, argila, tecidos, entre outros. Auxilie e oriente durante o processo.

  6. Etapa 6 - Testar (30 minutos)

    Os grupos irão apresentar suas esculturas ou instalações para a turma e discutir sobre o processo de criação e as escolhas feitas. Os alunos irão avaliar as apresentações e dar feedbacks construtivos para os grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de planejar e executar projetos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação da escultura ou instalação.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Habilidade em apresentar e discutir sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos e exemplos sobre formas tridimensionais na arte.
  • Orientar os alunos na criação dos esboços e protótipos.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar esboços criativos e originais.
  • Trabalhar em equipe para criar um protótipo de qualidade.
  • Apresentar e discutir sobre o processo de criação com a turma.