Aula sobre Formas Tridimensionais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre formas tridimensionais, que são objetos que possuem altura, largura e profundidade. Essas formas podem ser encontradas em diversos lugares, como em esculturas, prédios, móveis e até mesmo em objetos do dia a dia, como uma bola ou um cubo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online, e os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre formas tridimensionais, que são objetos que possuem altura, largura e profundidade. Essas formas podem ser encontradas em diversos lugares, como em esculturas, prédios, móveis e até mesmo em objetos do dia a dia, como uma bola ou um cubo. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online, e os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução (20 minutos)
Inicie apresentando exemplos de formas tridimensionais e explicando o conceito. Em seguida, os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo, listando objetos que possuem formas tridimensionais. Faça as anotações no quadro.Etapa 3 - Pesquisa online (40 minutos)
Os alunos acessarão um site de pesquisa e buscarão imagens de formas tridimensionais em diferentes contextos, como na arte, na arquitetura e no design. Eles deverão selecionar pelo menos três imagens e anotar em seus modelos de registro de aprendizagem o que chamou sua atenção em cada uma delas.Etapa 4 - Criação de formas tridimensionais (60 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais como papelão, tesoura, cola e fita adesiva. Eles deverão criar uma forma tridimensional a partir de um desenho ou modelo definidos durante a pesquisa. Durante a atividade, faça perguntas para os alunos, incentivando-os a refletir sobre as escolhas que estão fazendo e a importância da forma tridimensional no resultado.Etapa 5 - Apresentação das formas tridimensionais (30 minutos)
Cada grupo apresentará sua forma tridimensional para a turma, explicando o processo de criação e as escolhas feitas durante a atividade. Os alunos farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem sobre as formas apresentadas e o que aprenderam com cada uma delas.Etapa 6 - Reflexão e Check-out (20 minutos)
Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana. Em seguida, farão o Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a importância das formas tridimensionais na arte, na arquitetura e no design.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo e individuais.
- Criação de uma forma tridimensional criativa e bem executada.
- Reflexão crítica sobre o tema em seu modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo e individuais.
- Criar uma forma tridimensional criativa e bem executada.
- Refletir criticamente sobre o tema em seu modelo de registro de aprendizagem.