Aula sobre Formas Tridimensionais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As formas tridimensionais são objetos que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, possuem volume. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como em esculturas, prédios, móveis, brinquedos, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas tridimensionais e como elas podem ser representadas na arte. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
Etapa 1 - Contextualização
As formas tridimensionais são objetos que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, possuem volume. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como em esculturas, prédios, móveis, brinquedos, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas tridimensionais e como elas podem ser representadas na arte. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.Etapa 2 - Introdução (20 minutos)
Apresente o tema das formas tridimensionais e mostre exemplos de objetos que possuem volume. Em seguida, explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada.Etapa 3 - Criação do jogo (60 minutos)
Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre as formas tridimensionais. Eles devem criar um tabuleiro com 20 casas, um dado, pinos e cartões de perguntas e ações. Os cartões devem ser divididos em três categorias: formas básicas, formas compostas e formas orgânicas. Os alunos devem pesquisar e criar perguntas sobre cada categoria e também ações para serem realizadas no jogo.Etapa 4 - Teste do jogo (40 minutos)
Os alunos irão testar o jogo criado por eles mesmos. Eles devem jogar em grupos e avaliar o jogo, verificando se as perguntas e ações estão claras e se o jogo é divertido e educativo.Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)
Conduza uma discussão em grupo sobre as formas tridimensionais e como elas foram representadas no jogo criado pelos alunos. Os alunos devem apresentar suas ideias e discutir sobre as formas tridimensionais presentes no jogo.Etapa 6 - Produção artística (60 minutos)
Os alunos irão produzir uma escultura utilizando formas tridimensionais. Eles devem utilizar materiais como argila, papelão, papel machê, entre outros. O professor deve orientá-los sobre como utilizar as formas tridimensionais na produção artística.Etapa 7 - Apresentação das esculturas (20 minutos)
Os alunos irão apresentar suas esculturas para a turma. Eles devem explicar como utilizaram as formas tridimensionais na produção artística e quais foram as dificuldades encontradas.Etapa 8 - Reflexão final (20 minutos)
Conduza uma reflexão final sobre o conteúdo e a metodologia utilizada. Os alunos devem expressar suas opiniões sobre a atividade e o que aprenderam sobre as formas tridimensionais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo de tabuleiro e na produção artística.
- Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos durante a criação do jogo e na apresentação das esculturas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro e na produção artística.
- Clareza e objetividade nas perguntas e ações do jogo de tabuleiro.
- Utilização adequada das formas tridimensionais na produção artística.
- Capacidade de reflexão e análise sobre o tema abordado.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro e na produção artística.
- Conduzir as discussões em grupo e a reflexão final.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante as atividades.
- Dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar perguntas e ações para o jogo de tabuleiro.
- Trabalhar em grupo na criação do jogo de tabuleiro e na produção artística.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Avaliar o jogo criado pelos colegas e dar feedbacks construtivos.
- Apresentar suas esculturas para a turma e explicar como utilizaram as formas tridimensionais na produção artística.