Aula sobre Formas Tridimensionais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, iremos trabalhar o tema "Formas Tridimensionais". As formas tridimensionais são aquelas que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, são objetos que possuem volume. Essas formas estão presentes em nosso cotidiano, em objetos como móveis, esculturas, brinquedos, entre outros. O objetivo desta atividade é que os alunos possam experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística tridimensional, desenvolvendo sua criatividade e habilidades manuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, iremos trabalhar o tema "Formas Tridimensionais". As formas tridimensionais são aquelas que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, são objetos que possuem volume. Essas formas estão presentes em nosso cotidiano, em objetos como móveis, esculturas, brinquedos, entre outros. O objetivo desta atividade é que os alunos possam experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística tridimensional, desenvolvendo sua criatividade e habilidades manuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente o tema "Formas Tridimensionais" e faça uma breve explanação sobre o assunto, mostrando exemplos de objetos tridimensionais presentes no cotidiano dos alunos.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos (10 minutos)

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa (30 minutos)

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, internet, entre outros.

  5. Etapa 5 - Preparação dos argumentos (30 minutos)

    Os grupos defensor e opositor terão mais 30 minutos para preparar seus argumentos. Eles deverão selecionar as informações mais relevantes e organizá-las de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Debate (40 minutos)

    Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos do grupo de observadores terão 20 minutos para discutir o que foi apresentado e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

  8. Etapa 8 - Produção artística (60 minutos)

    Os alunos terão 60 minutos para produzir uma obra de arte tridimensional, utilizando materiais como argila, papel machê, entre outros. Eles deverão utilizar as informações e inspirações obtidas durante o debate e a discussão em grupo. Caso não seja possível produzir, pode ser um indicado de atividade para casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística tridimensional.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.
  • Estimular a produção artística e a expressão individual dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Criatividade e originalidade na produção artística tridimensional.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.
  • Utilização adequada dos materiais e técnicas na produção artística.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e na preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na produção artística.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos trabalhos produzidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e buscar informações relevantes sobre o tema.
  • Preparar argumentos claros e objetivos para apresentar ao grupo.
  • Trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.
  • Produzir uma obra de arte tridimensional criativa e original.