Aula sobre Formas Tridimensionais
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta atividade, iremos trabalhar o tema "Formas Tridimensionais". As formas tridimensionais são aquelas que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, são objetos que possuem volume. Essas formas estão presentes em nosso cotidiano, em objetos como móveis, esculturas, brinquedos, entre outros. O objetivo desta atividade é que os alunos possam experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística tridimensional, desenvolvendo sua criatividade e habilidades manuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, iremos trabalhar o tema "Formas Tridimensionais". As formas tridimensionais são aquelas que possuem altura, largura e profundidade, ou seja, são objetos que possuem volume. Essas formas estão presentes em nosso cotidiano, em objetos como móveis, esculturas, brinquedos, entre outros. O objetivo desta atividade é que os alunos possam experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística tridimensional, desenvolvendo sua criatividade e habilidades manuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Apresentação do tema (10 minutos)
Apresente o tema "Formas Tridimensionais" e faça uma breve explanação sobre o assunto, mostrando exemplos de objetos tridimensionais presentes no cotidiano dos alunos.Etapa 3 - Formação dos grupos (10 minutos)
Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo.Etapa 4 - Pesquisa (30 minutos)
Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, internet, entre outros.Etapa 5 - Preparação dos argumentos (30 minutos)
Os grupos defensor e opositor terão mais 30 minutos para preparar seus argumentos. Eles deverão selecionar as informações mais relevantes e organizá-las de forma clara e objetiva.Etapa 6 - Debate (40 minutos)
Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados.Etapa 7 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos do grupo de observadores terão 20 minutos para discutir o que foi apresentado e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.Etapa 8 - Produção artística (60 minutos)
Os alunos terão 60 minutos para produzir uma obra de arte tridimensional, utilizando materiais como argila, papel machê, entre outros. Eles deverão utilizar as informações e inspirações obtidas durante o debate e a discussão em grupo. Caso não seja possível produzir, pode ser um indicado de atividade para casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística tridimensional.
- Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.
- Estimular a produção artística e a expressão individual dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Criatividade e originalidade na produção artística tridimensional.
- Capacidade de trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.
- Utilização adequada dos materiais e técnicas na produção artística.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e na preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e a discussão em grupo.
- Estimular a criatividade e a originalidade na produção artística.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos trabalhos produzidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa de forma responsável e buscar informações relevantes sobre o tema.
- Preparar argumentos claros e objetivos para apresentar ao grupo.
- Trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.
- Produzir uma obra de arte tridimensional criativa e original.