Aula sobre Formas Tridimensionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A arte tridimensional é uma forma de expressão artística que cria objetos com volume, profundidade e textura. Essa técnica é encontrada em diversas áreas, como arquitetura, escultura, design de produtos e até mesmo na criação de personagens em jogos e filmes. Nesta atividade, os alunos irão experimentar diferentes formas de criar formas tridimensionais, utilizando materiais diversos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e explique a metodologia utilizada na atividade. Em seguida, mostre exemplos de obras de arte tridimensionais e explique as características que as tornam tridimensionais.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Escultura com argila (30 minutos)

    Os alunos irão criar esculturas com argila, utilizando diferentes técnicas de modelagem. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade. Utilize massa de modelar, caso não seja possível manusear argila.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Colagem tridimensional (30 minutos)

    Os alunos irão criar colagens tridimensionais utilizando papel, tesoura e cola. Apresente exemplos de colagens tridimensionais e oriente os alunos durante a atividade. Existem vários vídeos na internet com exemplos de colagem para inspirar a produção dos alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Construção de objetos com materiais recicláveis (30 minutos)

    Os alunos irão criar objetos tridimensionais utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, caixas de papelão e rolos de papel higiênico. Apresente exemplos de objetos criados com materiais recicláveis e oriente os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas criações para a turma, enquanto você conduz uma reflexão sobre as diferentes técnicas utilizadas e as características que tornam as obras tridimensionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos materiais e técnicas.
  • Originalidade e criatividade na criação das obras.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Fazer reflexões sobre as diferentes técnicas utilizadas e as características que tornam as obras tridimensionais.

Ações do aluno

  • Experimentar diferentes formas de expressão artística.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Criar obras originais e criativas utilizando diferentes técnicas e materiais.