Aula sobre Formas Tridimensionais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arte tridimensional é uma forma de arte que se destaca por sua capacidade de criar formas e volumes que podem ser apreciados de diferentes ângulos. Essa técnica é muito utilizada em esculturas, instalações e outras formas de arte contemporânea. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre formas tridimensionais e como elas podem ser utilizadas na arte. Eles também serão apresentados à metodologia ativa Sala de Aula Invertida, que os ajudará a desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica. Para isso, os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte tridimensional é uma forma de arte que se destaca por sua capacidade de criar formas e volumes que podem ser apreciados de diferentes ângulos. Essa técnica é muito utilizada em esculturas, instalações e outras formas de arte contemporânea. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre formas tridimensionais e como elas podem ser utilizadas na arte. Eles também serão apresentados à metodologia ativa Sala de Aula Invertida, que os ajudará a desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica. Para isso, os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Faça uma breve introdução sobre formas tridimensionais e sua importância na arte. Apresente exemplos de obras de arte tridimensionais e discuta com os alunos como essas obras podem ser apreciadas de diferentes ângulos.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre formas tridimensionais e sua aplicação na arte. Eles também receberão um texto para ler sobre o assunto. Incentive os alunos a fazerem anotações e a prepararem perguntas para a próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos se dividirão em grupos de quatro e discutirão o vídeo e o texto que leram. Eles deverão compartilhar suas anotações e perguntas e discutir as diferentes perspectivas apresentadas. Circule pela sala e oriente os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos (20 minutos)

    Cada grupo apresentará suas principais conclusões e perguntas para a turma. Peça para que cada grupo apresente para os outros grupos da turma. Conduza o momento e incentive os alunos a fazerem perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações discutidas em grupo para preencher o modelo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos modelos (20 minutos)

    Cada aluno apresentará seu modelo para a turma e discutirá suas principais conclusões e aprendizados. Medie a discussão e incentive os alunos a fazerem perguntas e comentários.

  8. Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado;
  • Clareza e objetividade na apresentação do modelo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Mediar as discussões em grupo;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e ler o texto sobre formas tridimensionais;
  • Fazer anotações e preparar perguntas para a discussão em grupo;
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo para a turma.