Aula sobre Formas – Joan Miro

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos do 8º ano do ensino fundamental irão aprender sobre as formas na arte, com foco no artista Joan Miró. Será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e tópicos para desenvolver o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. Joan Miró é um artista espanhol conhecido por suas obras abstratas e surrealistas, que exploram formas e cores de maneira única. Os alunos aprenderão sobre o uso das formas na arte e como elas podem ser utilizadas para criar diferentes efeitos visuais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos do 8º ano do ensino fundamental irão aprender sobre as formas na arte, com foco no artista Joan Miró. Será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e tópicos para desenvolver o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. Joan Miró é um artista espanhol conhecido por suas obras abstratas e surrealistas, que exploram formas e cores de maneira única. Os alunos aprenderão sobre o uso das formas na arte e como elas podem ser utilizadas para criar diferentes efeitos visuais.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o artista Joan Miró e suas obras aos alunos. Será exibido um vídeo sobre a vida e obra do artista, seguido de uma breve discussão em grupo sobre as principais características de suas obras.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e receberão uma folha em branco para criar um mapa conceitual sobre as formas na arte, com foco em Joan Miró. Eles devem escolher uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias escolhidas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Análise das obras de Joan Miró (30 minutos)

    Selecione algumas obras de Joan Miró para análise em grupo. Os alunos deverão observar as formas utilizadas pelo artista e discutir como elas contribuem para a composição da obra. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Criação de uma obra inspirada em Joan Miró (40 minutos)

    Os alunos serão desafiados a criar uma obra de arte inspirada nas formas e cores utilizadas por Joan Miró. Eles deverão utilizar materiais disponíveis em sala, como lápis de cor, canetinhas, papel colorido, entre outros. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Apresentação das obras (20 minutos)

    Cada aluno irá apresentar sua obra para a turma, explicando as formas e cores utilizadas e como elas foram inspiradas em Joan Miró. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  8. Etapa 8 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final, perguntando aos alunos o que aprenderam sobre as formas na arte e como elas podem ser utilizadas para criar diferentes efeitos visuais. Os alunos também poderão compartilhar suas impressões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criação de um mapa conceitual completo e bem estruturado.
  • Criação de uma obra de arte inspirada em Joan Miró que utilize formas e cores de maneira criativa e expressiva.
  • Apresentação clara e objetiva das ideias e trabalhos desenvolvidos.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o artista Joan Miró e suas obras aos alunos.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Selecionar obras de Joan Miró para análise em grupo.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos na criação de suas obras de arte.
  • Conduzir a reflexão final sobre o conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa conceitual completo e bem estruturado.
  • Criar uma obra de arte inspirada em Joan Miró que utilize formas e cores de maneira criativa e expressiva.
  • Apresentar claramente as ideias e trabalhos desenvolvidos.
  • Refletir criticamente sobre o tema abordado.