Aula sobre Formas – Joan Miro

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao trabalho do artista Joan Miró e sua utilização de formas em suas obras. Será explicado como as formas são elementos importantes na arte e como elas podem ser analisadas e interpretadas. Serão apresentados exemplos de obras de Miró e de outros artistas que utilizam formas em suas criações. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao trabalho do artista Joan Miró e sua utilização de formas em suas obras. Será explicado como as formas são elementos importantes na arte e como elas podem ser analisadas e interpretadas. Serão apresentados exemplos de obras de Miró e de outros artistas que utilizam formas em suas criações. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o artista Joan Miró e explicar como ele utilizou formas em suas obras. Serão apresentados exemplos de obras de Miró e de outros artistas que utilizam formas em suas criações. Os alunos serão incentivados a observar as obras e a identificar as formas presentes nelas.

  3. Etapa 3 - Análise das obras de Miró (30 minutos)

    Os alunos irão analisar as obras de Miró e identificar as formas presentes nelas. Eles deverão utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas observações e avaliar a obra, ao final da exposição do conteúdo.

  4. Etapa 4 - Criação de obras inspiradas em Miró (40 minutos)

    Os alunos serão incentivados a criar suas próprias obras inspiradas nas obras de Miró. Eles deverão utilizar as formas identificadas na etapa anterior e criar uma obra original. Oriente e auxilie na criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma e utilizarão o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a obra de seus colegas.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão utilizar a metodologia Cultura Maker para criar um modelo criativo e atrativo. Oriente e auxilie na criação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como as formas.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de suas próprias obras.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e interpretar obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das formas presentes nas obras de Miró.
  • Originalidade e criatividade na criação das obras inspiradas em Miró.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as obras.

Ações do professor

  • Apresentar o artista Joan Miró e suas obras.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Conduzir a análise das obras de Miró e a criação das obras pelos alunos.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos na atividade.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Observar e identificar as formas presentes nas obras de Miró.
  • Criar um modelo criativo e atrativo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criar uma obra original inspirada nas obras de Miró.
  • Utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as obras dos colegas.
  • Compartilhar suas experiências e aprendizados na reflexão final.