Aula sobre Formas – Joan Miro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas na arte, com foco no artista Joan Miró. Serão apresentados exemplos de obras do artista e discutidos como ele utilizou as formas em suas criações. Os alunos também irão aprender sobre a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo criativo em cinco etapas. Através dessa metodologia, os alunos irão criar um modelo de Design Sprint, aplicando as etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante ressaltar que a metodologia ativa permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, tornando o espaço mais envolvente e participativa.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas na arte, com foco no artista Joan Miró. Serão apresentados exemplos de obras do artista e discutidos como ele utilizou as formas em suas criações. Os alunos também irão aprender sobre a metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo criativo em cinco etapas. Através dessa metodologia, os alunos irão criar um modelo de Design Sprint, aplicando as etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante ressaltar que a metodologia ativa permite que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, tornando o espaço mais envolvente e participativa.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos o artista Joan Miró e suas obras, destacando como ele utilizou as formas em suas criações. Será feita uma discussão em grupo sobre as formas e como elas podem ser utilizadas na arte.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão fazer um esboço de uma obra de arte utilizando as formas aprendidas na etapa anterior. Oriente e ajude os alunos na criação dos esboços.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um dos esboços criados na etapa anterior para desenvolver como uma obra de arte completa. Eles irão discutir em grupo sobre as escolhas feitas e justificar suas decisões.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os alunos irão criar um protótipo da obra de arte utilizando materiais disponíveis em sala. O professor irá orientar e ajudar os alunos na criação dos protótipos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e discutir sobre o processo criativo utilizado. Será feita uma avaliação em grupo sobre as obras criadas e o processo de criação. Peça para que outros alunos também avaliem as obras criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as obras de arte criadas pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das formas aprendidas na criação das obras de arte.
  • Criatividade e originalidade na criação das obras de arte.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de criação.
  • Reflexão crítica sobre as obras de arte criadas pelos alunos.
  • Utilização adequada da metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos o artista Joan Miró e suas obras.
  • Orientar e ajudar os alunos na criação dos esboços e protótipos.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de criação.
  • Promover a reflexão crítica sobre as obras de arte criadas pelos alunos.
  • Utilizar a metodologia Design Sprint para organizar o processo criativo dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre as formas na arte.
  • Criar esboços de obras de arte utilizando as formas aprendidas.
  • Escolher uma das obras criadas para desenvolver como uma obra completa.
  • Criar protótipos da obra de arte utilizando materiais disponíveis em sala.
  • Apresentar suas obras de arte para a turma e discutir sobre o processo criativo utilizado.