Aula sobre Formas – Joan Miro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental irão aprender sobre as formas na arte, especificamente sobre o artista Joan Miró. Será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Joan Miró foi um artista espanhol que se destacou no movimento surrealista. Em suas obras, ele utilizava formas simples e cores vibrantes para criar um universo lúdico e imaginário. As formas são elementos fundamentais na arte, pois são utilizadas para criar composições, transmitir sensações e conceitos.

A metodologia Design Thinking é uma abordagem que estimula a criatividade e a inovação, além de desenvolver habilidades como empatia, colaboração e resolução de problemas. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um mapa de empatia para entender melhor o artista e suas obras, e assim, criar suas próprias composições.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental irão aprender sobre as formas na arte, especificamente sobre o artista Joan Miró. Será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Joan Miró foi um artista espanhol que se destacou no movimento surrealista. Em suas obras, ele utilizava formas simples e cores vibrantes para criar um universo lúdico e imaginário. As formas são elementos fundamentais na arte, pois são utilizadas para criar composições, transmitir sensações e conceitos.

    A metodologia Design Thinking é uma abordagem que estimula a criatividade e a inovação, além de desenvolver habilidades como empatia, colaboração e resolução de problemas. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um mapa de empatia para entender melhor o artista e suas obras, e assim, criar suas próprias composições.


  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e contextualize a importância das formas na arte. Será exibida uma apresentação em slides com imagens de obras de Joan Miró e outros artistas que utilizam formas em suas composições. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia (20 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para Joan Miró. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Essas perguntas devem ser direcionadas para o público-alvo do artista. Os alunos podem pesquisar informações sobre o artista em livros ou na internet. Em seguida, os alunos irão compartilhar suas descobertas em grupos.

  4. Etapa 4 - Análise das obras (30 minutos)

    Os alunos irão analisar algumas obras de Joan Miró e identificar as formas utilizadas pelo artista. Projete as imagens das obras em um quadro ou distribua cópias impressas para os alunos. Os alunos devem identificar as formas geométricas e orgânicas presentes nas obras e discutir como elas são utilizadas pelo artista.

  5. Etapa 5 - Criação de composições (50 minutos)

    Os alunos irão criar suas próprias composições utilizando formas geométricas e orgânicas. Eles podem utilizar lápis de cor, canetas hidrográficas ou outros materiais disponíveis em sala. Incentive a criatividade e a experimentação, além de orientar os alunos na utilização das formas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das composições (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas composições para a turma. Cada aluno terá 2 minutos para explicar sua obra e como utilizou as formas na composição. Os colegas podem fazer perguntas e dar feedbacks sobre as obras.

  7. Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e o aprendizado dos alunos. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e impressões sobre o conteúdo. O professor pode fazer perguntas como: "O que você aprendeu sobre as formas na arte?", "Como a metodologia Design Thinking ajudou na atividade?", "O que você achou mais desafiador na atividade?".

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar sobre outros artistas que utilizam formas em suas obras ou criar uma nova composição utilizando formas diferentes das utilizadas em sala.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas."
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de composições utilizando formas.
  • Desenvolver a empatia e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia para Joan Miró.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das formas utilizadas nas obras de Joan Miró.
  • Utilização criativa e adequada das formas na composição criada pelos alunos.
  • Participação ativa e colaborativa na criação do mapa de empatia para Joan Miró.
  • Apresentação clara e objetiva da composição criada pelos alunos.
  • Reflexão crítica sobre o aprendizado na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das formas na arte.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia para Joan Miró.
  • Conduzir a análise das obras de Joan Miró e orientar os alunos na identificação das formas utilizadas.
  • Incentivar a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de composições utilizando formas.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade e o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre Joan Miró para criar o mapa de empatia.
  • Identificar as formas utilizadas nas obras de Joan Miró.
  • Criar uma composição utilizando formas geométricas e orgânicas.
  • Apresentar a composição criada para a turma.
  • Participar da reflexão sobre a atividade e o aprendizado.