Aula sobre Formas – Joan Miro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas na arte, com foco no artista Joan Miró. As formas são elementos fundamentais na composição de uma obra de arte e podem ser encontradas em diversas produções artísticas, como pinturas, esculturas e até mesmo na arquitetura. O objetivo é que os alunos aprendam a analisar as formas nas obras de arte e como elas contribuem para a composição da obra. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as formas na arte, com foco no artista Joan Miró. As formas são elementos fundamentais na composição de uma obra de arte e podem ser encontradas em diversas produções artísticas, como pinturas, esculturas e até mesmo na arquitetura. O objetivo é que os alunos aprendam a analisar as formas nas obras de arte e como elas contribuem para a composição da obra. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e fale sobre a importância das formas na arte. Em seguida, apresente algumas obras de Joan Miró que contenham formas bem definidas, como "O Carnaval de Arlequim" e "Mulher e Pássaro à Luz da Lua". Os alunos serão incentivados a observar as formas presentes nas obras. Se possível, imprima as imagens e peça que os alunos analisem os pontos abordados sobre as formas nas obras.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão receber a tarefa de criar um jogo de tabuleiro sobre o tema "Formas – Joan Miró". Cada grupo deverá escolher um líder para coordenar as atividades.

  4. Etapa 4 - Definição das regras do jogo (10 minutos)

    Os grupos irão definir as regras do jogo, como número de jogadores, objetivo, ações e perguntas. Auxilie na definição das regras e dê sugestões.

  5. Etapa 5 - Criação do tabuleiro (20 minutos)

    Os grupos irão criar o tabuleiro do jogo, com 15 casas e ilustrações de obras de Joan Miró que contenham formas bem definidas. Forneça materiais como cartolina, lápis de cor e régua.

  6. Etapa 6 - Criação dos cartões de perguntas e ações (20 minutos)

    Os grupos irão criar os cartões de perguntas e ações, que deverão estar relacionados ao tema "Formas – Joan Miró". Forneça fichas de papel para a criação dos cartões.

  7. Etapa 7 - Teste do jogo (15 minutos)

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos colegas e dar sugestões de melhorias.

  8. Etapa 8 - Encerramento (5 minutos)

    Encerre o conteúdo fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia de gamificação pode ser aplicada em outras disciplinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como as formas, na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida, utilizando a metodologia de gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas pelos grupos.
  • Clareza e organização das regras do jogo.
  • Observação das formas presentes nas obras de Joan Miró.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as obras de Joan Miró que serão utilizadas como referência.
  • Auxiliar na definição das regras e na criação dos cartões de perguntas e ações.
  • Fornecer materiais para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.

Ações do aluno

  • Observar as formas presentes nas obras de Joan Miró.
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações relacionadas ao tema "Formas – Joan Miró".
  • Testar o jogo criado pelos colegas e dar sugestões de melhorias.
  • Refletir sobre o que foi aprendido.