Aula sobre Formas – Joan Miro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos irão explorar as formas na arte de Joan Miró, um artista espanhol conhecido por suas obras abstratas e surreais. As formas são elementos fundamentais na arte visual, e a análise de suas características é importante para a compreensão das obras de arte. Durante a atividade, os alunos irão trabalhar em estações, cada uma com uma ação diferente, para explorar as formas nas obras de Miró. Ao final, os alunos terão desenvolvido a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão explorar as formas na arte de Joan Miró, um artista espanhol conhecido por suas obras abstratas e surreais. As formas são elementos fundamentais na arte visual, e a análise de suas características é importante para a compreensão das obras de arte. Durante a atividade, os alunos irão trabalhar em estações, cada uma com uma ação diferente, para explorar as formas nas obras de Miró. Ao final, os alunos terão desenvolvido a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente Joan Miró e suas obras aos alunos, contextualizando o artista e sua importância no mundo da arte. Em seguida, explique o objetivo da aula e como ela será conduzida.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Análise de formas (20 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em grupos nesta estação. Eles receberão uma imagem de uma obra de Miró e deverão identificar as formas presentes na obra. Eles também devem descrever as características das formas, como tamanho, cor e textura.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Criação de formas (20 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias formas usando materiais como papel, lápis de cor e tesoura. Eles devem se inspirar nas formas presentes nas obras de Miró e criar suas próprias composições.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Colagem de formas (20 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em grupos nesta estação. Eles receberão uma folha de papel e uma variedade de formas pré-cortadas em papel colorido. Eles devem usar as formas para criar uma composição abstrata, inspirada nas obras de Miró.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em um grupo grande para discutir suas criações e compartilhar suas observações sobre as formas nas obras de Miró.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual (10 minutos)

    Os alunos irão escrever uma reflexão individual sobre o que aprenderam sobre o conteúdo e como a atividade os ajudou a desenvolver a habilidade de analisar as formas nas obras de arte.

  8. Etapa 8 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre o conteúdo reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando as formas na arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das formas presentes nas obras de Miró.
  • Criação de composições abstratas que demonstrem a compreensão das características das formas.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e reflexão individual.

Ações do professor

  • Apresentar Joan Miró e suas obras aos alunos.
  • Explicar o objetivo e como ela será conduzida.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Facilitar as discussões em grupo e a reflexão individual.
  • Encerrar o conteúdo reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Identificar as formas presentes nas obras de Miró.
  • Criar composições abstratas que demonstrem a compreensão das características das formas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da reflexão individual.