Aula sobre Formato Da Terra
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A Terra é um planeta esférico e essa é uma informação básica que todos aprendemos na escola. Entretanto, muitos alunos ainda têm dificuldades em entender como essa esfericidade é comprovada. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam compreender a esfericidade da Terra de forma mais envolvente e didática. Para isso, os alunos irão pesquisar, comparar e analisar diferentes informações sobre o formato da Terra, a partir de entrevistas com pessoas reais e pesquisas. Ao final, eles irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, para contribuir com a disseminação da informação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância de entender a esfericidade da Terra. Também será explicado como a metodologia Estudo de Caso será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um tema relacionado à esfericidade da Terra, como por exemplo: como a esfericidade da Terra é comprovada, as diferentes teorias sobre o formato da Terra ao longo da história, etc.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo irá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo: como explicar a esfericidade da Terra para quem acredita que ela é plana?Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos irão realizar pesquisas em diferentes fontes, como livros, internet e entrevistas com pessoas reais, para coletar informações sobre o tema escolhido e o problema identificado. Oriente os alunos sobre como realizar entrevistas e como selecionar as informações relevantes.Etapa 5 - Análise do contexto
Os alunos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema identificado, bem como possíveis soluções para ele.Etapa 6 - Comparação
Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e informações científicas sobre a esfericidade da Terra, para avaliar a veracidade das informações coletadas.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado, com base nas informações coletadas e analisadas. Os alunos irão criar infográficos (preenchimento das 8 lacunas) que poderão ser distribuídos na comunidade, com o objetivo de contribuir com a disseminação da informação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra."
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de propor soluções criativas para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise de informações.
- Coerência e consistência das informações apresentadas no infográfico.
- Criatividade na apresentação das informações.
- Clareza na exposição das ideias.
- Trabalho em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na realização das entrevistas e na seleção das informações relevantes.
- Estimular a análise crítica das informações coletadas.
- Auxiliar no processo de criação dos infográficos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações relevantes.
- Analisar criticamente as informações coletadas.
- Trabalhar em grupo para propor soluções criativas para o problema identificado.
- Criar infográficos para disseminar as informações coletadas.
- Participar ativamente das discussões em grupo e apresentar as ideias de forma clara e coerente.