Aula sobre Formato Da Terra

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Formato da Terra" é um assunto muito importante em Ciências e pode ser aplicado de diversas formas no cotidiano dos estudantes. Por exemplo, a navegação de barcos e aviões depende do conhecimento da forma da Terra, bem como a compreensão de fenômenos naturais como as estações do ano. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo para desenvolver a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Formato da Terra" e faça uma breve revisão do que já foi visto em aulas anteriores. Em seguida, apresente a metodologia gamificação e explique como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. O mapa deve conter os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o formato da Terra e selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade do planeta.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos devem criar o jogo com base no mapa de registro criado na etapa 2.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os alunos devem apresentar os jogos criados para a turma e explicar como eles desenvolvem a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão sobre os argumentos e evidências apresentados pelos alunos e a importância do conhecimento sobre o formato da Terra.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o assunto e reforce a importância do conhecimento sobre o formato da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo desenvolvido pelos alunos.
  • Coerência entre o jogo e os objetivos propostos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Capacidade de apresentação oral dos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentação do tema e da metodologia gamificação.
  • Orientação dos alunos na criação do mapa de registro e na pesquisa sobre o formato da Terra.
  • Acompanhamento e orientação dos alunos na criação do jogo.
  • Condução da discussão após as apresentações dos jogos.
  • Conclusão da aula e reforço da importância do conhecimento sobre o formato da Terra.

Ações do aluno

  • Criação do mapa de registro para o jogo.
  • Realização da pesquisa sobre o formato da Terra.
  • Criação do jogo com base nas informações coletadas.
  • Apresentação do jogo para a turma.
  • Participação na discussão sobre os argumentos e evidências apresentados pelos colegas.