Aula sobre Formato Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O formato da Terra é um assunto muito importante e interessante para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Através da metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos irão desenvolver a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar imagens de satélite da Terra e como ela é vista do espaço, vídeos que mostram a curvatura da Terra e exemplos de como a esfericidade da Terra é aplicada em viagens de avião.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e seus subtópicos, explicando o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ele será aplicado na aula. Use uma apresentação de slides para apoiar a explicação.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo neutro. Cada grupo deve escolher um líder para coordenar as atividades.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar e selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos de internet e vídeos.

  4. Etapa 4 - Preparação

    Cada grupo deve preparar seus argumentos e evidências. Auxilie os grupos a organizarem suas ideias e a escolherem a melhor forma de apresentação.

  5. Etapa 5 - Debate

    O debate será realizado entre os grupos defensor e opositor, com a banca julgadora avaliando os argumentos e evidências apresentados. O grupo neutro fará perguntas para os dois grupos durante o debate. Medie o debate e garanta que todos os grupos tenham igual tempo de apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão com a turma sobre o tema, ressaltando a importância da esfericidade da Terra e como ela é aplicada no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Seleção de argumentos e evidências relevantes.
  • Organização e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Participação ativa e respeito às regras do debate.
  • Capacidade de responder a perguntas e objeções dos grupos adversários.
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e garantir que todas as regras sejam seguidas.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na discussão final.
  • Avaliar os critérios de avaliação de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Respeitar as regras do debate e as opiniões dos grupos adversários.
  • Apresentar os argumentos e evidências de forma clara e organizada.
  • Fazer perguntas e objeções aos grupos adversários durante o debate.
  • Participar da discussão final e contribuir para o desenvolvimento da aula.