Aula sobre Formato Da Terra

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O estudo do formato da Terra é um tema importante em Ciências, pois é fundamental para entendermos diversos fenômenos naturais, como as estações do ano, os movimentos da Lua e as marés. Além disso, o conhecimento sobre o formato da Terra é essencial para a navegação, cartografia e exploração espacial. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Rotação por estações para trabalhar o tema. Os alunos serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao formato da Terra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve conversa sobre o tema, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o formato da Terra. Em seguida, apresente um vídeo ou slides que mostrem imagens da Terra vista do espaço, destacando suas características.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Modelagem de argila

    Nesta estação, os alunos irão modelar a Terra utilizando argila. Forneça o material e oriente os alunos a criar uma esfera o mais perfeita possível. Durante a atividade, converse com os alunos sobre as características da Terra e como elas são importantes para a existência da vida.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Observação de imagens

    Nesta estação, os alunos irão observar imagens da Terra vista do espaço e identificar suas características como a forma arredondada e a presença de continentes e oceanos. Forneça as imagens e oriente os alunos a fazerem suas observações.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Experimento

    Nesta estação, os alunos irão realizar um experimento para comprovar a esfericidade da Terra. Forneça os materiais e oriente os alunos a realizarem a atividade. Durante a atividade, explique como o experimento comprova que a Terra é uma esfera.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna os alunos e pedir que cada grupo apresente os resultados de sua atividade. Em seguida, deve fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforçar a importância do conhecimento sobre o formato da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra".
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade dos alunos em identificar as características da Terra que comprovam sua esfericidade.
  • Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Fornecer orientações claras e precisas sobre as atividades propostas.
  • Estimular a participação dos alunos e tirar dúvidas durante as atividades.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforçar a importância do conhecimento sobre o formato da Terra.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Identificar as características da Terra que comprovam sua esfericidade.