Aula sobre Formato Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo do formato da Terra é um tema fundamental para as ciências, pois nos ajuda a entender como nosso planeta funciona e como ele se relaciona com o universo. Além disso, a metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, que consiste em inverter a ordem tradicional da aula, tornando os alunos protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, os estudantes deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o formato da Terra e quais são as principais teorias existentes. O objetivo desta etapa é fazer com que os estudantes se sintam confortáveis em compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o formato da Terra antes da aula, como tarefa de casa. Indique um vídeo específico ou permita que os alunos escolham um de sua preferência. O objetivo desta etapa é fazer com que os estudantes cheguem à aula com um conhecimento prévio sobre o tema, o que permitirá que a discussão seja mais rica e profunda.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir o que aprenderam no vídeo e como isso se relaciona com o que já sabiam sobre o tema. Circule pela sala, incentivando a participação de todos e esclarecendo eventuais dúvidas. O objetivo desta etapa é fazer com que os estudantes sejam os protagonistas da discussão e aprendam uns com os outros.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos que demonstram a esfericidade da Terra, como a observação da curvatura do horizonte em um lugar alto ou a diferença de horário entre dois lugares distantes. Os alunos poderão acrescentar exemplos que conheçam. O objetivo desta etapa é tornar o assunto mais concreto e tangível para os estudantes.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta etapa é fazer com que os estudantes reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos poderão fazer perguntas ou comentários finais. O objetivo desta etapa é encerrar a aula de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra."
  • Incentivar a participação ativa dos estudantes na aula.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas e incentivar a reflexão crítica dos estudantes.
  • Apresentar exemplos práticos que tornem o assunto mais concreto e tangível para os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o formato da Terra antes da aula.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.