Aula sobre Formula De Bhaskara

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A fórmula de Bháskara é uma das ferramentas mais importantes da Matemática, especialmente quando se trata de equações polinomiais de segundo grau. Ela é utilizada para encontrar as raízes de uma equação desse tipo, o que pode ser muito útil em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de trajetórias de objetos em movimento, na resolução de problemas de otimização, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a fórmula de Bháskara de uma forma mais envolvente e didática, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para criar um template com 5 etapas que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando o que é a fórmula de Bháskara e para que ela é utilizada. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações em que a fórmula pode ser aplicada, como o cálculo da altura máxima de um objeto em queda livre.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem trabalhar em grupos para entender melhor como a fórmula de Bháskara funciona. Forneça uma série de equações polinomiais de segundo grau para que os alunos possam aplicar a fórmula e encontrar as raízes. Em seguida, os grupos devem discutir as soluções encontradas e compará-las com as soluções dos demais grupos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar esboços de situações em que a fórmula de Bháskara pode ser aplicada. Eles podem escolher entre situações cotidianas ou situações mais complexas, como problemas de otimização. Forneça orientações sobre como criar um esboço claro e objetivo.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem decidir qual situação eles irão trabalhar em detalhes. Eles devem escolher uma situação que seja desafiadora, mas que possa ser resolvida com a fórmula de Bháskara. Forneça orientações sobre como escolher uma situação adequada.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos devem trabalhar em seus projetos, utilizando a fórmula de Bháskara para resolver o problema escolhido. Eles devem criar um protótipo da solução, que pode ser um gráfico, uma tabela ou uma planilha. Forneça orientações sobre como criar um protótipo claro e objetivo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus projetos para a turma, explicando como eles utilizaram a fórmula de Bháskara para resolver o problema escolhido. Em seguida, a turma deve discutir as soluções apresentadas e avaliar a eficácia da fórmula de Bháskara em cada caso.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando a importância da fórmula de Bháskara e como ela pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver equações polinomiais de segundo grau utilizando a fórmula de Bháskara.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas matemáticos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da fórmula de Bháskara na resolução dos problemas propostos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos projetos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas da aula.

Ações do professor

  • Fornecer orientações claras e objetivas sobre cada etapa da aula.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para entender melhor o tema.
  • Criar esboços e protótipos claros e objetivos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação dos projetos.